quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O absurdo continua: Leões são sedados diariamente para serem usados em programa de TV egípcia

Os dois leões foram sedados diariamente por 10 dias. Foto: reprodução Bikyamarsr

Uma nova série televisiva no Egito, que está sendo transmitida no Ramadan, tem abusado de dois leõesão, sedados diariamente durante as filmagens. A atração está atraindo críticas dos grupos que defendem os direitos animais.

O programa, Ramez Qalb al-Asad ou “Ramez, o coração de leão”, é estrelado pelo ator Ramez Galal, produzido e transmitido pelo canal de TV al-Hayat. O programa usou um leão de 14 anos, “emprestado” do Circo Nacional do Egito – um explorador cruel. O que incomodou as pessoas é que o animal, que temporariamente morou no estúdio durante as filmagens, era sedado diariamente.

Faten el-Helw, domador de leões no circo, está lidando com o leão, chamado As’ad, e é a pessoa por trás do negócio e do transporte do animal aos estúdio do canal de televisão.

Ativistas do país dizem que dois leões eram utilizados no show, ambos “propriedade” de el-Helw. O segundo leão, chamado de Alaa, tem 10 anos.

Os defensores de animais fizeram uma página no Facebook pedindo o boicote da atração e a atenção ao abuso de animais na mídia. A página acusa o programa de explorar os animais. “É preciso que o abuso pare imediatamente: um leão de 10 anos está recebendo anestésicos todos os dias para filmar um programa para o Ramadan. Esta é uma ameaça à vida do leão”, escreveu Dina Zulfakar, ativista e administradora da página.

A sedação é usada como truque. Os convidados de cada episódio são postos cara a cara com o leão em um elevador fechado e a câmera filma a reação das pessoas.

Alguns ativistas se queixaram ao canal e postaram no Facebook, mas ainda não receberam nenhuma resposta do canal. A mesma emissora está transmitindo outro programa chamado “contos animais de Qur’na”, uma atração animada ao vivo que ensina crianças e jovens histórias sobre animais a partir do livro sagrado.

Zulfakar questionou na página do Facebook “como um mesmo canal pode transmitir um show que promova a compaixão dos animais e outro que abusa?”

Não existem leis de proteção aos animais no Egito e a Sociedade Egípcia pelo Bem-estar Animal é considerada uma organização falha por muitos ativistas, por sua ausência e negligência no assunto.

página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão