segunda-feira, 1 de agosto de 2011

País defende acções conjuntas com África do Sul no combate à caça furtiva

Moçambique

Maputo - O alto-comissário (embaixador) de Moçambique na África do Sul, Fernando Fazenda, disse hoje (quinta-feira) à Lusa que são
necessárias acções conjuntas no combate à caça furtiva no Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo (PTGL), partilhado pelos dois países e pelo Zimbabwe.    

 
Fernando Fazenda realçou a necessidade de os países que fazem parte do PTGL de "sentarem à mesa" para debater vias de resolução do abate clandestino de animais, em resposta a um apelo lançado esta semana pelo Governo sul-africano, no sentido de os três países encetarem acções conjuntas de combate à caça ilegal.  

 
Mais de 159 rinocerontes foram mortos e 124 suspeitos de caça furtiva detidos, em 2011, no Krueger Park, da África do Sul, o mais povoado por animais, em comparação com os parques de Limpopo, de Moçambique, e de Gonarezhou, do Zimbabwe, os três que integram o PTGL.  

 
O apelo das autoridades sul-africanas para iniciativas concertadas no combate à caça furtiva foi feito à imprensa pelo ministério da Água e Assuntos Ambientais da África do Sul.  

 
"Nós pensamos que os caçadores furtivos estão a tirar partido de uma secção da vedação da fronteira entre a África do Sul e Moçambique, que está destruída", disse Albi Modise, porta-voz no ministério da Água e Assuntos Ambientais da África do Sul.  

 
O representante de Moçambique na África do Sul congratulou-se com a vontade das autoridades deste país em discutir a caça ilegal no PTGL, apontando a necessidade de encontrar uma solução para o problema.  

 
"O encontro vai também esclarecer alguns mal entendidos provocados pela imprensa. Pensa-se que os caçadores furtivos são apenas moçambicanos, mas na realidade também estão envolvidos sul-africanos nessa prática", disse à Lusa Fernando Fazenda.  

 
A África do Sul pretende o reforço da segurança no PTGL e uma maior colaboração entre os vários ramos da defesa e segurança destacados para a zona.  

 
O PTGL resultou da junção territorial dos três parques e tem sido um alvo frequente de grupos que se dedicam à caça furtiva, principalmente de elefantes e rinocerontes.  

 
www.portalangop.co.  (Africa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão