segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Plantas duplicam DNA para driblar problemas



O que não mata uma planta pode torná-la mais forte. Depois de serem parcialmente comidas por animais de pasto, por exemplo, algumas delas crescem mais forte e rápido e se reproduzem melhor do que fariam se o processo não tivesse acontecido. Em um novo estudo, pesquisadores relatam que um segredo para essa "volta por cima" de vegetais pode estar em sua habilidade para duplicar seus cromossomos sem sofrer divisão celular.
Apesar de esse fenômeno, chamado de "endorreduplicação", não ser novo para a ciência, nenhum estudo prévio analisou sua relação com a força de crescimento e reprodução que ocorre em muitas plantas depois de elas terem servido de pasto, afirma Ken Paige, professor de biologia animal na Universidade de Illinois. Ele conduziu a pesquisa com o estudante de doutorado Daniel Scholes.
- Se você conversar com um biólogo molecular, ele pode saber o que é endorreduplicação, mas ele não olha para o processo com a perspectiva de todo o sucesso reprodutivo da planta. Tentamos unir os dois e descobrimos que há uma relação - explica Scholes.
O estudo foi publicado na revista "Ecology". Os pesquisadores analisaram a Arabidopsis thaliana, uma planta com flores da família da mostarda que duplica repetidamente seus cromossomos em alguns tipos de células. A planta começa com apenas dez cromossomos, mas depois de repetidas duplicações algumas células contêm até 320 cromossomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão