quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Insetos sentem dor, diz estudo 08 de setembro de 2011


Sim, os insetos sentem dor, pelo menos se entendermos a dor como um desconforto físico provocado por fatores ambientais.
“Os insetos possuem terminações nervosas similares às que nós, humanos, temos. Por isso, é razoável supor que eles possuem algum tipo de percepção sensorial equivalente ao que nós chamamos de dor. Além disso, o animal é capaz de fazer uma aprendizagem de esquiva, afastando-se de algo que lhe causa desconforto”, afirma o fisiologista Gilberto Xavier, da USP.
Só não dá para afirmar que essa dor é igual à nossa, uma vez que os homens têm um tipo de consciência diferente da dos insetos. As estruturas sensoriais desses pequenos animais estão distribuídas em várias partes de seu esqueleto. Os insetos possuem ainda mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanos.
Graças a esses mecanismos, uma barata continua a andar mesmo depois de ter uma perna arrancada. Algo parecido ao que ocorre com um soldado que continua lutando no calor de uma batalha e somente depois percebe que foi ferido.
Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão