quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Japao em Foco - veja a cachorrinha que salvou sua dona do tsunami‏

História de lealdade canina – Cão salva dona de tsunami 
 
Não é à toa que dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Afinal, vira e mexe, escutamos histórias surpreendentes da lealdade de cães para com seus donos. Um exemplo é a história de Hachiko, o cão que não deixou de esperar seu dono na estação de trem, mesmo após sua morte.

Recentemente, mais uma prova de lealdade canina aconteceu no Japão, justamente num dia muito trágico. No dia 11 de março, dia do terrível terremoto e tsunami, um cãozinho chamado Babu, de 12 anos de idade, da raça Shih-tzu, salvou a vida de sua dona, Tami Akanuma, de 83 anos de idade, residente na cidade de Miyako, uma das cidades mais atingidas pelo tsunami.

Veja como aconteceu:

Segundo sua dona, Babu não é grande fã de caminhadas. No entanto, no dia 11 de março, Babu não só insistiu em ser levado para fora da casa, como também a levou para as partes mais altas da cidade, salvando sua vida.
No momento do forte terremoto, os dois estavam na sala de estar. Apesar do grande susto, Akanuma deu um suspiro de alívio, pois sua casa ainda estava em pé. Porém Babu, imediatamente começou a agir muito estranhamente.
Começou a fazer um escândalo, gemendo e pulando em frente a porta.
Quando chegarem lá fora, Babu teimosamente se recusou a obedecer Tami e literalmente, arrastou-a para uma colina próxima – na direção oposta de sua rota habitual na cidade costeira de Miyako. Por ser uma senhora idosa, Akanuma parava de andar diversas vezes para recuperar o fôlego.
Porém Babu olhava para trás, como a pedir para sua dona andar mais rápido. E assim, ele a foi puxando e quando perceberam, já haviam percorrido um quilômetro em questão de minutos. A dona do cão herói nem imaginava que um gigante tsunami de 23 metros já estava indo em direção a sua cidade.

Quando chegaram na parte mais alta da colina, Babu começou a relaxar e andar mais devagar, e Akanuma logo descobriu o porquê: Ao olhar para baixo, ela viu o tsunami atingindo todo o bairro onde viviam. Sua casa havia sobrevivido ao terremoto, mas agora estava imersa na água barrenta. Akanuma sabe agora que o comportamento estranho de Babu salvou a vida dos dois e prometeu que de agora em diante não irá mais questionar a intuição e os instintos do seu fiel cão. 
“Babu deve ter sentido que o tsunami estava vindo”, disse Akanuma. Se tivesse contrariado Babu, com certeza estáriamos os dois mortos, afogados pela gigante onda de lama que invadiu o distrito de Taro-Kawamukai onde moravámos.
Babu e Akanuma agora estão em um abrigo com mais 60 moradores, não se sabe até quando. Apesar do seu futuro ser incerto, a idosa sabe que uma coisa é certa :
A inabalável dedicação e lealdade do seu amigo de quatro patas é algo que Tami Akanuma nunca mais vai esquecer em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão