sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Plantas e animais utilizam mecanismos semelhantes para afastar doenças


Os pesquisadores identificaram no arroz e em ratos os genes receptores responsáveis pela resposta imune

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) e do Instituto de Pesquisa Scripps, Estados Unidos, mostrou que plantas e animais utilizam os mesmos mecanismos para afastar doenças.
Os pesquisadores usaram arroz e ratos para identificar os primeiros receptores imunes em plantas e animais. E descobriram que, apesar da evolução, eles desenvolveram mecanismos similares para detectar invasões de microrganismos e resistir a doenças.
No estudo de 15 anos, a equipe multidisciplinar de pesquisa utilizou estudos genéticos para desvendar os mistérios da resistência a doenças de plantas e animais.
O relatório foi escrito por Pamela Ronald, patologista de planta da UC Davis, e Bruce Beutler, imunologista e geneticista mamífero no Instituto de Pesquisa Scripps.
"Cada vez mais, os pesquisadores estarão atentos para aproveitar o conhecimento da resistência e respostas imunes à sanidade animal e de plantas", disse Ronald. "Alguns dos mecanismos de resistência que os investigadores descobriram servirão como alvos para novas drogas para controlar as bactérias mortais para as quais atualmente não existe tratamento eficaz".
Os receptores - moléculas de proteína encontradas geralmente nas membranas - reconhecem e se ligam a moléculas específicas nos organismos de invasão, sinalizando a planta ou o animal em que o receptor reside para montar uma resposta imune e afastar a infecção e a doença microbiana.
Em 1995, Ronald identificou o primeiro receptor: um gene do arroz conhecido como Xa21. Em 1998, Beutler identificou o gene para o primeiro receptor imune nos mamíferos: um gene do rato conhecido como TLR4.
Na revisão realizada por Ronald e Beutler foram identificadas como as respostas imunes de plantas e animais evoluíram com os anos e que os mecanismos permaneceram os mesmos.
Os pesquisadores acreditam que pesquisas futuras descobrirão outros mecanismos de resistência a doenças em outras espécies.
http://www.isaude.net/
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão