segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Proteção aos animais em destaque na Tribuna Livre


Representantes da AMA contaram com apoio dos vereadores
Ana Aquino, representante da Ong Amigos dos Animais (Fotos: Alberto Dutra)
O espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupada por representantes da Organização Não Governamental (ONG), Amigos dos Animais (Ama), para abordar sobre o sacrifício indiscriminado dos animais, o controle populacional e o calazar. Na ocasião a presidente da ONG, Ana Aquino, a assessora de assuntos estratégicos da Ama Nazaré Moraes, e o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários, José Sousa Paixão, fizeram considerações acerca dos problemas.
De acordo com Ana Aquino, a Ama tem o objetivo de combater os maus tratos sofridos pelos animais, conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser dados aos bichos de estimação, incentivar a vacinação de cães e gatos e ainda combater o sacrificio indiscriminado. “O poder público ainda é falho nessas questões. Os gestores deveriam pensar no destino prudente para os animais de rua. Porém, o que acontece atualmente é o sacrifico desses animais”, disse.
Nazaré Moraes levou o cãozinho para a tribuna da Câmara
A presidente da Ama alertou sobre o calazar e sugeriu medidas que o governo poderia tomar para prevenir e combater a doença. “O calazar é uma enfermidade cutânea que afeta principalmente os animais e que pode prejudicar a saúde do homem que tiver contato com o animal contaminado. As autoridades deveriam identificar os focos da doença, castrar e vacinar os animais para evitar a proliferação desse mal”, considerou.
Comungando do mesmo pensamento, Nazaré reforçou que “a melhor solução para reduzir o número de animais de ruas é castrá-los e não sacrificá-los”. Já o presidente do sindicato dos médicos veterinários, José Sousa, colocou a entidade à disposição para qualquer posicionamento de ordem técnica que possa auxiliar na criação de políticas públicas voltadas.

Em aparte, o vereador Valdir Santos (PTdoB) alertou sobre o abandono de animais e a necessidade de criação de um cemitério para animais. “Quem despreza um animal, também despreza um ser humano. Entendo e acho importante o trabalho da Ama, portanto, assumo o compromisso de cobrar a vacinação nos cães e gatos de rua, além, do cemitério”, afirmou.

Emanuel Messias (PRB) sugeriu a fiscalização em residências que tenham bichos de estimação. “Em casa, muitos animais são maltrados, mal alimentados e isto deve ser averiguado”, ressaltou. Já o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), propôs a criação de uma legislação de proteção aos animais. “Coloco a o poder legislativo a disposição e aproveitar que estamos revisando o Plano Diretor para analisar o que pode ser contemplado para detectar os focos de doenças que os afetam e possam, também, prejudicar a sociedade”, completou.
Fonte: Ascom CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão