terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reino Unido: Cadela deteta tumor na dona



Reino Unido: Cadela deteta tumor na dona
Mrs. Murphy, uma cadela de cinco anos de idade, descobriu na sua dona um tumor na mama e assinalou a doença, vários dias, com a pata. A britânica disse ao jornal Daily Mail que o animal lhe “salvou a vida”.

Brenda Jones, de 47 anos e mãe de dois filhos, contou que se sentia bem de saúde e que foi a sua cadela que notou algo de errado. O animal esteve, durante uma semana, constantemente a tocar com a pata no seio esquerdo da dona, o que lhe causava grande dor.

A cadela conseguiu, assim, chamar a atenção de Brenda, que depois descobriu uma mancha e um caroço no local onde Mrs. Murphy tocava.

A mulher foi ao hospital e foi-lhe diagnosticado um tumor raro na mama, que a levou a uma cirurgia de emergência em junho. Agora, a britânica está a passar pelo processo de quimioterapia.

Brenda, que mora em Mrthyr Tydfil, Gales do Sul, no Reino Unido, não tem
dúvidas de que  Mrs. Murphy lhe salvou sua vida. “Ela estava sempre sentada ao meu colo, algo que não fazia normalmente. Aninhava-se contra o meu peito e ficava a olhar para mim”, disse a britânica ao Daily Mail.

“Após uma semana com este comportamento, ela saltou para o sofá e tocou com a sua pata no meu seio esquerdo enquanto eu estava sentada. Estou convencida de que Mrs. Murphy notou que eu tinha um tumor. Sem a sua ‘patada’ naquele dia, ele não seria diagnosticado”, acrescentou.

Clair Guest, do Medical Detection Dogs, disse ao jornal britânico que “a Mrs. Murphy é um exemplo soberbo de um cão que usa a sua grande capacidade olfativa e intuição para alertar o seu dono”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão