terça-feira, 29 de novembro de 2011

Após decisão da Justiça, Holanda leva orca (baleia) de 1,4 t para Espanha


A baleia, de 1,4 t foi alçada por um guindaste para ser transportada até o aeroporto, de onde segue para a Espanha. Foto: AFP
A baleia, de 1,4 t foi alçada por um guindaste para ser transportada até o aeroporto, de onde segue para a Espanha
Foto: AFP

A orca Morgan deixou nesta manhã o Dolfinarium Harderwijk, o parque de animais marinhos mais importante do mundo na Holanda, para ser transferida de avião para um jardim zoológico de Tenerife, nas Canárias, na Espanha. Imagens da emissora NOS mostraram a baleia, de 1,4 t, sendo colada em um contêiner e alçada por um guindaste em uma gigante maca branca, antes de ser transportada em um caminhão com escolta policial ao aeroporto de Amsterdã, para fazer a viagem às Canárias.
A mudança da orca Morgan foi polêmica e a decisão partiu dos tribunais. O animal foi localizado doente no mar do Wadden (norte da Holanda) no ano de 2010 e desde então se recupera no parque holandês.
O julgamento em Amsterdã na semana passada deu sinal verde à decisão do governo holandês de enviar a orca para Tenerife, pois as instalações do aquário eram pequenas.
Um grupo de ativistas recorreu da decisão sem sucesso nos tribunais, a intenção deles era que a orca fosse devolvida ao mar. No zoológico espanhol, Morgan deve se adaptar as suas novas companheiras por meio da bioacústica, uma técnica que consiste em emitir sons gravados.
Durante a transferência, a baleia estava tranquila, segundo informou o biólogo marinho Brad Andrews em entrevista à agência ANP. Nenhum tipo de sedativo foi injetado no mamífero e as palavras de seus tratadores serão seu único tranquilizante. Antes da mudança, a baleia passou por 16 simulações da transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão