segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Baratas também conversam sobre culinária!


Segundo uma nova pesquisa, baratas “conversam” entre si sobre comida, recomendando para as colegas quais alimentos do ambiente em que estão são de boa qualidade.
O estudo, feito pela Universidade Queen Mary, de Londres, descobriu como as baratas se reúnem para se alimentar nas cozinhas sujas do mundo em massa durante a noite. Os pesquisadores resolveram analisar a vida das baratas porque as pessoas têm uma tendência maior a matá-las do que estudá-las.
Eles perceberam que os insetos não vivem “cada um por si”, como se acreditava anteriormente, mas têm comunidades. A suspeita era que as baratas se comunicavam para dar sinais sobre que tipo de comida seria melhor e sobre a localização do alimento.
Os cientistas colocaram dois pedaços de comida em um aquário junto com um grupo de baratas e percebeu que elas, em grupo, escolheram um dos pedaços e nenhuma foi comer o outro. Para os pesquisadores, isso significa que elas estavam se comunicando, indicando qual era o melhor pedaço. Se não fosse assim, algumas das baratas, pelo menos, teriam ido até o outro pedaço.
Eles ainda não sabem como, exatamente, as baratas se comunicam, mas suspeitam que elas mandem sinais químicos (ou seja, pelo cheiro) para as outras.
Para quem não gosta muito de baratas, insetos que “falam” entre si, combinando o que comer no jantar pode ser uma verdadeira fonte de pesadelos! [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão