quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cães Primeiro veio da Ásia Oriental, estudo genético Confirma

ScienceDaily (23 de novembro de 2011) - Pesquisadores da Suécia KTH Royal Institute of Technology dizem ter encontrado mais uma prova de que os ancestrais dos cães domesticados lobo de hoje pode ser seguido para o sul da Ásia Oriental - descobertas que contrariam as teorias colocando o berço da a linha canina no Oriente Médio.


Dr Peter Savolainen, KTH pesquisador em genética evolutiva, diz um novo estudo divulgado 23 de novembro confirma que uma região da Ásia sul do rio Yangtze foi a principal região e provavelmente única onde os lobos foram domesticados pelo homem.
Dados sobre a genética, morfologia e comportamento mostram claramente que os cães são descendentes de lobos, mas nunca houve consenso científico sobre onde no mundo o processo de domesticação começou. "Nossa análise de Y-DNA cromossômico confirma agora que os lobos foram domesticados pela primeira vez na Ásia sul do Rio Yangtze - chamamos-lhe a região ASY - no sul da China ou da Ásia do Sudeste", diz Savolainen.
Os dados Y suporta evidências anteriores de DNA mitocondrial. "Tomados juntos, os dois estudos fornecem evidência muito forte de que os cães originária da região ASY", diz Savolainen.
Dados arqueológicos e um estudo genético publicado recentemente na revista Nature sugere que os cães são originários do Oriente Médio. Mas Savolainen rejeita essa visão. "Porque nenhum destes estudos incluíram amostras da região ASY, evidências de ASY tem sido negligenciado", diz ele.
Peter Savolainen e Doutorando Mattias Oskarsson trabalhou com colegas chineses para analisar o DNA de cães machos ao redor do mundo. O estudo foi publicado na revista científicaHeredity.
Aproximadamente metade dos genes foi universalmente compartilhada em todo o mundo, enquanto somente a região ASY tinha toda a gama de diversidade genética. "Isso mostra que pools de genes em todas as outras regiões do mundo, provavelmente originários da região ASY", diz Savolainen.
"Nossos resultados confirmam que a Ásia sul do rio Yangtze era o mais importante - e provavelmente a única - região para a domesticação do lobo, e que um grande número de lobos foram domesticados", disse Savolainen.
Em outra pesquisa publicada recentemente em Ecologia e Evolução, Savolainen, doutorando Arman Ardalan e cientistas iranianos e turcos conduziu um estudo abrangente de DNA mitocondrial, com um foco especial sobre o Oriente Médio.Como o DNA mitocondrial é herdado apenas da mãe na maioria das espécies, é especialmente útil no estudo de relações evolutivas.
"Uma vez que outros estudos têm indicado que os lobos foram domesticados no Oriente Médio, nós queríamos ter certeza de nada tinha sido perdida. Não encontramos sinais de alguma de que os cães se originou lá", diz Savolainen.
Em seus estudos, os pesquisadores também detectaram pequenas contribuições genéticas do cruzamento entre cães e lobos em outras regiões geográficas, incluindo o Oriente Médio.
"Esta hibridação cão / lobo posterior contribuiu apenas modestamente para o património genético do cão", explica Savolainen.
.sciencedaily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão