segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Entre os pinguins, gordinhos levam vantagem no romance


Parece absurdo, mas as fêmeas do pinguim podem escolher entre os machos que as cortejam já sabendo qual o nível de qualidade que eles terão como pais dos filhotes do suposto casal. A técnica para isso é identificar a voz pela qual as fêmeas são chamadas pelos seus pretendentes. A voz de um Pinguim varia conforme sua massa: quanto mais gordinho o Pinguim for, mais grossa é sua voz, e vice-versa. As fêmeas preferem os Pinguins cheinhos porque eles podem passar mais tempo cuidando dos bebês sem precisar sair à procura de comida.
Quem chegou a essa conclusão foram pesquisadores da Nova Zelândia, que examinaram uma espécie de Pinguins da Antártida (no hemisfério sul. Lembrando que só existem Pinguins no pólo sul, assim como ursos polares só habitam o norte, eles nunca se encontraram), chamada Adelie. Para cortejar a fêmea, os pinguins produzem um som um tanto estridente, não exatamente muito melodioso, que atrai a atenção das damas.
Os pesquisadores viajaram para a Ilha Ross, na Antártida, para onde mais de 500.000 pinguins Adelie migram no verão. Eles pesaram centenas de pinguins e mediram o nível e a frequência dos sons “cortejadores” emitidos por eles, e descobriram a relação entre o peso corporal e o som produzido. Os pinguins gordos, em geral, fizeram muito mais sucesso com as fêmeas.
O mais curioso é que um pinguim magro poderia, visualmente, se fazer passar por um gordinho, bastaria colocar o corpo em determinada posição que “inflasse” a pele e as penas para dar essa impressão. O problema é que, aparentemente, as fêmeas conhecem esse truque, por isso é que descobrem se o pinguim é gordo ou magro apenas baseadas na voz, não precisariam nem olhar para o seu pretendente. Esse recurso sonoro os magros ainda não conseguem imitar, razão pela qual têm desvantagem no amor entre os pinguins. [Live Science]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão