sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escócia - Castores após 400 anos renascem (desde 2010)



Castor

Foram caçados até à extinção, na Grã-Bretanha, durante o século XVI. As suas peles e óleo eram o motivo do massacre de que foram vítimas. Desde então, passaram cerca de 400 anos sem que nascessem castores em território britânico.

Em 2009, um ambicioso projecto de reintrodução desta espécie em Kintyre, uma região remota da Escócia, parecia ter os dias contados, quando seis dos animais que iam ser introduzidos, provenientes da Noruega, morreram logo durante o período de quarentena.
Recorreu-se então a uma zona protegida nos Alpes italianos, que alberga animais desta espécie em condições e quantidade suficiente para poder ceder alguns animais ao projecto britânico. Foram introduzidos onze exemplares, formando quatro grupos familiares.

Mais tarde, uma família de três animais acabou por desaparecer na região onde foram soltos. Um dos elementos, a fêmea, foi comprovadamente abatido a tiro, e pensa-se que os outros elementos da família tenham tido o mesmo fim, às mãos de caçadores clandestinos sem escrúpulos.

Em Maio deste ano foi solto mais um casal e as expectativas eram altas, já que um eventual falhanço poderia por em risco todo o projecto. Então, há poucos dias surgiu a notícia: foram a observadas duas crias em grupos diferentes e uma delas foi mesmo fotografada, o que vem dar novo alento ao projecto e demonstrar que é possível fazer a reintrodução de uma espécie com sucesso, mesmo que tal aconteça mais de quatro centenas de anos depois do seu desaparecimento.

Outro aspecto curioso desta reintrodução é que uma destas famílias já construiu um dique num curso de água, apenas em poucos meses e num local desconhecido para eles. Segundo os responsáveis do projecto, este facto representa um grande sucesso no que respeita à adaptação e ao estabelecimento destes animais já que, no pequeno lago formado devido à represa construída pelos castores, estão a desenvolver-se espécies que vão servir de alimento à família, e também a outros animais naquela zona.

Para além do grupo de investigadores e guardas da natureza escoceses envolvidos no projecto, há também biólogos ingleses e galeses a acompanhar cada passo desta reintrodução para, a curto prazo, tentarem também projectos semelhantes nos seus países de origem.
bicharada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão