sábado, 5 de novembro de 2011

Formigas formam jangada para evitar inundações

Formigas flutuam na água formando uma embarcação.
As formigas formam níveis avançados de sociedade, por terem a fama de práticas e cooperativas. Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta (EUA) – recentemente publicado na revista«Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS) –, corrobora a capacidade de organização social destes insectos.

As formigas de fogo ('Solenopsis invicta') podem unir-se entre si para formar uma plataforma resistente à água, agrupando-se de forma a criar uma espécie de jangada na qual se deslocam e que lhes permite sobreviver a inundações.

A equipa liderada por David Hu depositou grupos de 500 a oito mil formigas na água para poder observar a capacidade de sobrevivência destes insectos, que logo após poucos minutos se agruparam rapidamente e se estabilizaram numa estrutura em forma de embarcação, onde parte da colónia formava uma capa submersa e a outra metade ficava suspensa.

Os autores defendem que a formação de ar debaixo dessa espécie de jangada ia aumentando a capacidade de flutuação e evitando que a capa de formigas se afogasse. Os testes realizados mostraram que as formigas se uniam agarrando-se entre si através das suas mandíbulas e pinças.

Os investigadores começaram a eliminar as formigas, uma a uma da superfície da jangada e os insectos do fundo moveram-se de forma a manter a espessura média da embarcação. Segundo a equipa de trabalho, os bichos submersos podem ter a capacidade de detectar quantos membros da colónia caminham sobre a água.

Assinalam ainda que durante a construção da dita embarcação, as formigas situadas nas laterais são seguradas pelas vizinhas – sugerindo esta conduta cooperativa pode ser baseada em coerção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão