terça-feira, 15 de novembro de 2011

Golfinhos preparam sua comida como chefs


golfinho comendo
Uma fêmea selvagem da espécie de golfinho “bottlenose” (nariz de garrafa), foi flagrada por observadores preparando sua comida. Basicamente, o animal tirou toda a pele, fluidos de tinta e ossos antes de saborear sua lula.
De acordo com um dos co-autores do estudo sobre o comportamento dos golfinhos, Tom Tregenza, da Universidade de Exeter, esse não é um hábito raro na espécie. “Foram observados vários bottlenose usando o mesmo procedimento em diversas áreas do oceano”, comenta Tregenza.
A equipe de cientistas responsáveis pela pesquisa disse que observou, repetidamente, o comportamento de golfinhos selvagens matando suas presas e depois preparando-as para o consumo.
Primeiro o golfinho persegue a lula até um local onde não haja obstáculos para o ataque, uma “clareira” no fundo do mar. Depois disso, o mamífero ataca a presa, quebrando a proteção que envolve sua cabeça (aquela espécie de “capacete” das lulas), matando-a instantaneamente.
Então o golfinho levanta a lula, batendo nela com seu nariz, para que toda a tinta preta natural dos calamares seja expelida. A carcaça é arrastada no fundo do mar para que toda a parte dura saia, deixando apenas a carne fresca e saborosa do molusco.
“É um sinal de como o cérebro dos golfinhos é evoluído. Eles desenvolveram uma maneira inteligente de comer uma lula, tirando todas suas partes ruins” afirmou Mark Norman, curador do setor de moluscos do Museu Victoria. [Telegraph]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão