quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Homem que negligenciou cuidados a cão é julgado na Escócia


Com um ano de idade, o boxer Buster tinha metade do peso ideal quando a SSPCA (Sociedade de Prevenção à Crueldade Animal Escocesa) interveio a seu favor no começo desse ano, segundo informações do jornal The Courier.
Contando com ajuda financeira e carregado de dívidas, o tutor Mark Neil, de 37 anos, mal podia alimentar a si mesmo e Buster recebia cada vez menos comida. O pouco que comia era dado por um vizinho.
O animal recuperou a saúde e já pesa 23,8 kg (Foto: Reprodução/The Courier)
Com o tempo o cachorro ficou gravemente desnutrido e com diarreia.
O conselho de controle animal foi alertado sobre as condições de Buster por uma denúnica anônima. O cachorro estava tão fraco que mal podia se aguentar em pé.
A SSPCA apreendeu Buster depois que uma equipe visitou a casa de Neil. O cachorro foi levado para um canil para ser avaliado por um veterinário, que rapidamente afirmou que existiam evidências suficientes para incriminar o tutor por negligência.
Quando foi examinado pelos veterinários, o cachorro pesava apenas 17,2 kg.
”Um plano de cuidados foi aplicado no cão enquanto esteve sob os cuidados do SSPCA. Sua condição foi cuidadosamente monitorada ao longo das semanas”, disse o promotor do caso.
Entre o resgate e o realojamento de Buster, em 13 de abril, o animal recuperou a saúde e já pesa 23,8 kg.
Durante julgamento nesta segunda-feira, Mark Neil admitiu ter causado ao cachorro sofrimento desnecessário ao não fornecer uma dieta saudável que o protegesse de lesões e doenças.
O advogado de defesa afirmou que Neil passou a manter Buster em 2010, época em que tinha uma companheira. “Durante este período, Neil estava se recuperando do vício de heroína, mas quando eles se separaram, a parceira deixou o cachorro sob os cuidados do ex-marido.”
“Mark Neil passou por dificuldades financeiras e emocionais e estava em um momento baixo da vida. Ele recebia auxílios, mas devido às dívidas que tinha de pagar foi incapaz de alimentar adequadamente o cão e arcar com despesas veterinárias.”
O advogado acrescentou ainda que o cliente estava arrependido.
O xerife Robert McCreadie mostrou imagens do cachorro feitas pelos oficiais antes de proferir a sentença. “Dado o estadode magreza deste cão, está claro que ele deve ter sido privado de alimentação adequada para um tempo considerável. Nenhuma pessoa razoável permitiria que seu cão chegasse nessa condição. Você deveria ter considerado arrumar outro lar para o cachorro muito antes de o Estado intervir”, disse.
Mark Neil foi proibido de manter outro animal pelos próximos três anos e ainda deverá pagar multa de £ 500 (US$ 795).
O diretor da SSPCA, Brian Cowing, saudou a decisão do tribunal. “Buster é um cão muito simpático, amoroso e estamos satisfeitos em dizer que ele finalmente encontrou um novo lar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão