sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Justiça proíbe montaria de touros em evento no Paraná Liminar foi concedida com base no argumento de que os animais são mal tratados nesses tipos de provas


A Justiça concedeu liminar, nesta segunda-feira (31), suspendendo e proibindo as provas de montaria de touros no Brahma Super Bull PBR, evento que acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro, no Expotrade Convention Center, no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A liminar acatou pedido da Ação Civil Pública, feito pela Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba. A produção do evento vai recorrer da decisão judicial.

Em seu despacho, a juíza Diocélia da Graça Mesquita, reconhece que estas provas submetem os animais a práticas de abuso e maus tratos, crime previsto por legislação ambiental. Em seu parecer, a juíza reconhece os argumentos mencionadas na ação, que diz que para que o animal tenha o desempenho esperado no rodeio "são utilizados apetrechos e métodos que podem ocasionar injúrias e ferimentos no mesmo, tais como cintas, cilhas e barrigueiras, tais como o sedém, as esporas, choques elétricos e mecânicos, terebentina, pimentas e outras substâncias abrasivas, golpes e marretadas..."

A produção do evento informou através de nota que vai recorrer da decisão judicial e que não compactua com nenhuma forma de maus-tratos aos animais, assim como repudia essa prática. Segundo o diretor executivo da CWB Brasil, Carlos Picheth, "a preocupação da produção do evento é exatamente a mesma da Sociedade Protetora dos Animais. Repudiamos veementemente maus-tratos de qualquer natureza contra eles", diz a nota. Ele afirma, ainda, que o evento é chancelado pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná.

No despacho, a juíza determina, ainda, que cabe às Polícias Civil e Militar a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da decisão, comunicando ao juízo eventual descumprimento da ordem judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão