quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mamíferos a caminho da extinção em massa


Pequeno rebanho de búfalos em Utah, EUA Se o planeta está indo para uma outra extinção em massa como os cinco anteriores, cada um dos quais dizimou mais de 75 por cento de todas as espécies do planeta, os mamíferos norte-americanos são um quinto e metade o caminho até lá, de acordo com uma universidade da Califórnia, Berkeley, e Pennsylvania State University análise.(Crédito: iStockphoto
Muitos cientistas alertam que a tempestade perfeita do aquecimento global ea degradação ambiental - tanto o resultado da atividade humana está levando a uma sexta extinção em massa igual ao "Big Five" que ocorreram ao longo dos últimos 450 milhões de anos, o último dos quais matou os dinossauros 68 milhões anos atrás.
No entanto, estimativas de como dire a atual perda de espécies é ter sido prejudicado pela incapacidade de comparar a diversidade de espécies de hoje com o passado.
Ao combinar dados de três catálogos da diversidade de mamíferos nos Estados Unidos entre 30 milhões de anos e 500 anos atrás, UC Berkeley e pesquisadores da Penn State mostram que a maior parte das extinções de mamíferos ocorreu dentro de alguns milhares de anos após a chegada dos seres humanos, com perdas caindo depois disso. Embora os seres humanos modernos surgiram na África para a Europa e Ásia por cerca de 40.000 anos atrás, eles não chegaram a América do Norte até cerca de 13.000 anos atrás, ea maioria das extinções de mamíferos ocorreu na subseqüentes 1-2,000 anos.
"A parte otimista do estudo é que não vieram todos os que, longe de extinção nos últimos 10.000 anos", disse o co-autor Anthony Barnosky, UC Berkeley professor de biologia integrativa. "Temos este pulso quando os seres humanos tiveram seus primeiro efeito cerca de 13.000 anos atrás, mas a diversidade se manteve bastante estável durante cerca de 10 mil anos."
Ele espera ver um padrão similar na Europa após a invasão do Homo sapiens cerca de 40.000 anos atrás.
Nos últimos 100 anos ou mais, no entanto, "estamos vendo um monte de reduções de área geográfica, que são de uma magnitude maior do que seria de esperar, e estamos vendo a perda de subespécies e até mesmo algumas espécies. Portanto, parece que estamos entrar em mais um desses eventos de extinção. "
"Estou otimista de que, porque não perdemos as espécies, no entanto, se redobrar os nossos esforços de conservação que pode conter a onda de extinções e tem aquelas espécies em torno do futuro", acrescentou.
O estudo de 30 milhões de anos-calendário permitiu aos pesquisadores comparar a diversidade de espécies ao longo de um período de mudanças dramáticas na paisagem. As Montanhas Rochosas e Sierra Nevada varia formado no Ocidente, embora houvesse oscilações dramáticas no clima que podem ter sido maior do que e tão rápido quanto a Terra está vendo hoje, disse o co-autor e UC Berkeley associado de pesquisa Marc A. Carrasco. Porém, estas mudanças não tiveram um grande efeito sobre a diversidade de mamíferos, em comparação com o que aconteceu quando o último período glacial terminou, o gelo recuou na América do Norte, e os seres humanos atravessaram da Ásia para a América.
"A única diferença é que 13 mil anos atrás os seres humanos aparecem na cena", disse Carrasco. "A linha inferior é, mamíferos em geral, eram capazes de lidar com essas mudanças no passado. Só quando os seres humanos chegam os números cair de um penhasco."
A análise por Barnosky, Carrasco e W. Russell Graham, professor de geociência na Penn State, em University Park, Pa., aparece em linha a semana de 13 de dezembro na revista de acesso aberto PLoS One .
Sua análise combinada duas bases de dados compilados ao longo dos últimos 15 anos por Graham e um banco de dados criado por uma equipe liderada por UC Berkeley Barnosky e Carrasco no últimos anos. Graham bases de dados são FAUNMAP I, que lista todos os fósseis de mamíferos e suas escalas geográficas dos Estados Unidos entre 40 mil e 500 anos atrás, e FAUNMAP II, uma compilação de fósseis de mamíferos que datam de 40.000 a 5.000 mil anos atrás. A UC Berkeley banco de dados é MIOMAP, que inclui todas as ocorrências fósseis em os EUA entre 5 e 30 milhões de anos atrás, que abrange o Mioceno e parte dos períodos Oligoceno.As bases de dados incluem todos os mamíferos terrestres da shrews aos mamutes, exceto morcegos.
Se bases de dados similares foram analisadas para outras espécies terrestres, como répteis ou de aves, os cientistas poderiam procurar por padrões semelhantes, dizem os pesquisadores. No entanto, poucos grupos vegetais ou animais produzem abundantes no registro fóssil de mamíferos, Carrasco disse.
Se uma análise semelhante de extinções de mamíferos europeus foram realizados, Barnosky disse, ele espera que ele iria mostrar um pulso semelhante de extinção após a chegada dos seres humanos, seguido por uma estabilização até os dias atuais. Ele atribui esse pulso inicial de extinção de um efeito sinérgico da humanidade em expansão e aquecimento global natural após a Era Glacial.
"Agora, aqui estamos novamente, astronomicamente aumentar o número de seres humanos na face do globo, mais a mudança climática incomum", disse ele. "Isso parece ser uma receita para a extinção que vimos no passado e estamos vendo de novo."
A equipe espera ampliar sua análise para os mamíferos em outras áreas do globo, e usar o banco de dados para monitorar o ritmo de extinções de mamíferos.
"Uma força da análise é que ele fornece uma base para julgar não apenas o passado, mas o futuro", disse Carrasco.
"Há um pouco de urgência aqui, Barnosky disse." Ao demonstrar que já perdeu 15 para 42 por cento da diversidade de mamíferos, a questão é: Será que realmente queremos perder mais nada. Eu acho que a resposta para isso é bastante óbvio. "
O trabalho foi suportado pelos programas da National Science Foundation em geociências e biologia ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão