sábado, 26 de novembro de 2011

Quati resgata filhote atropelado em rua da Capital



Foto: Marcelo Silva de Oliveira
Mãe quati pega filhote que acabara de ser atropelado...
Foto: Marcelo Silva de Oliveira
e carrega carcaça até o outro lado da via
Uma cena que se repete todos os dias. Animais silvestres que habitam a reserva do Parque dos Poderes atropelados. Nessa semana, o leitor do Campo Grande News Marcelo Silva de Oliveira flagrou cena comovente.
Quati se adiantou e a cria acabou atropelada. Desesperada, mãe quati tentou reanimar o filhote, resgatando-o em seguida, mas o animalzinho já estava morto. No mesmo local, na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, entre o TRE-MS e a TV Pantanal, um bando inteiro foi atropelado por um condutor desatento.
Dos animais que habitam a reserva, os quantis são mais numerosos e se tornaram atração dos servidores nas repartições públicas. A orientação para que não seja dado alimento aos animais, para não tirar o seu instinto da caça e sobrevivência, além também de assegurar a saúde dos bichos, não é seguida por todos e os quatis percorrem os prédios do Parque à procura de comida.
De acordo com a literatura da fauna silvestre, o quati (ou coati) é um mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Vive em bandos de oito a dez, é praticamente onívoro e alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do dia clarear.
Campo Grande News
aquidauananews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão