sábado, 5 de novembro de 2011

Relatório lista crimes contra animais cometidos com auxílio da internet


Foto: Reprodução/Lastampa
Um negócio ilegal que movimenta 3 bilhões de euros. Tudo fundamentado em corridas de cavalo, disputadas entre animais, contrabando de fauna exótica, pesca, tráfico de filhotes e comércio de cães. Está tudo registrado no relatório Zoomafia (acesse aqui), elaborado pela Liga Antivivissecção (LAV), informa o jornal italiano Lastampa.
O comércio de animais sempre se apresenta como um fenômeno dividido entre a “histórica” ilegalidade – corridas de cavalos, assassinatos, caça e pesca, rinha de cães, canil comerciais – e novas fronteiras criminais – tráfico de animais, inclusive filhotes, via internet. O relatório da LAV aborda cada capítulo desta complexa realidade da máfia animal.
O primeiro item são as corridas de cavalo, um crime “clássico” que movimenta um terço do volume de negócios. Em 2010, 12 corridas foram interceptadas pela polícia, 129 pessoas denunciadas e 62 cavalos apreendidos. Em treze anos (1998-2010), quando a LAV começou a coletar dados para o relatório Zoomafia, foram denunciadas 2.997 pessoas, apreendidos 1.032 cavalos e 92 corridas interceptadas.
Por trás dessas corridas ilegais existem cavalos massacrados, feridos gravemente, mutilados, mortos nas ruas e jogados no lixo.
A prática está na internet também: há uma rede com centenas de vídeos de cavalos obrigados a correr pelas estradas. Muitas dessas filmagens têm “trilha sonora” com canções melódicas dedicadas a cavalos e às corridas clandestinas.
O comércio de cães e o tráfico animal movimentam, por sua vez, 500 milhões de euros. É algo estável, pois a administração de canis ilegais (superlotados, com estrutura inadequada sob o aspecto higiênico-sanitário) só é possível graças a acordos com os governos locais. Em 2010, foram encontrados vários canis ilegais por toda a Itália, de norte a sul.
As intervenções e operações contra a importação ilegal de filhotes vindos de países do leste europeu trouxeram, em dois anos, a apreensão de milhares de animais, centenas de microchips implantados, registros de saúde preenchidos e visitas veterinárias. A importação ilegal de filhotes, de fato, é feita por grupos organizados que usam modalidades operativas refinadas e possuem uma rede de apoio e conivência. Entretanto, começam a aparecer as primeiras sentenças de condenação a estes traficantes.
O relatório lista a seguir as lutas entre animais, um crime que movimenta algo em torno de 300 milhões de euros. Esta prática parece não ter fim, pois já foi encontrada uma cobra píton de três metros sendo utilizada como esconderijo de cocaína pura e para intimidar os rivais.
Outro capítulo do Zoomafia refere-se à “malandragem oceânica”, um comércio de 300 milhões de euros em que organizações criminais saqueiam os mares por meio de pesca feita com explosivos. Moluscos e ouriços são capturados para serem vendidos clandestinamente a restaurantes e consumidores complacentes.
Outro protagonista do relatório é a internet: os números são alarmantes, principalmente a forma como ela é utilizada para atividades ilegais contra os animais, pois difunde imagens e vídeos de mortes, atos de violência, comércio e tráfico de animais, coleta de apostas em competições e promove atividades ilegais danosas aos animais.
Dados da Procuradoria Italiana atestam que a cada duas horas surgem novas informações sobre crimes contra animais. Em 2010, ocorreram 2.160 casos e em 40% deles, a Procuradoria deu uma resposta à LAV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão