sábado, 5 de novembro de 2011

Tartaruga rara e centenária foi resgatada no Vietname 2011-04-04


A tartaruga gigante-de-carapaça-mole (Rafetus Swinhoei), uma espécie altamente ameaçada e que pesa aproximadamente 200 quilos, foi finalmente resgatada do poluído lago Hoan Kiem, no Vietnam, após um esforço de tentativa de salvamento de meses, por parte das autoridades vietnamitas.

O animal sofreu ferimentos sucessivos na sequência dos ganchos utilizados na pesca. Esta tartaruga é muito importante para o país em termos culturais, devido a uma lenda contada às crianças. É raramente vista à superfície e, por isso, quando aparece, é um momento considerado bastante auspicioso.

Contudo, nos últimos meses tem sido vista mais frequentemente, ao que tudo indica, devido a problemas de saúde. A sua situação chamou a atenção do governo de Hanói, que criou uma equipa especial para tratar do animal, segundo adiantou a agência de notícias do Vietnam.

Estima-se que o animal tenha mais de 100 anos e é apenas uma das quatro tartarugas conhecidas desta espécie. Duas estão na China e a quarta vive numa outra zona do lago de Hanói. Este é um dos animais mais ameaçados do mundo e sabe-se muito pouco sobre eles. Existe mesmo o Programa Tartaruga Asiática, um grupo de investigação e conservação que se dedica a esta espécie.

Participaram 50 pessoas na missão de salvamento, que decorreu no lagon Kiem, em Hanói. Com a ajuda de barcos e redes, a tartaruga pôde ser entregue aos cuidados de especialistas. Acredita-se que o débil estado de saúde da Rafetus Swinhoei se deva à poluição do lago Hoan Kiem e pela acção de pescadores e de outras tartarugas menores.
fonte:www.cienciahoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão