sexta-feira, 25 de novembro de 2011

UFMT lança campanha “Guarda responsável dos animais domésticos”


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto “Guarda responsável dos animais domésticos”, lança a segunda campanha de informação e conscientização sobre o abandono de animais no campus de Cuiabá, que atualmente se tornou um habitat de 300 a 500 gatos.
 
Neste ano já foram realizadas palestras para cerca de 300 alunos das escolas da rede pública de Cuiabá e Várzea Grande e estão sendo distribuídos folders informativos nas guaritas e nos blocos da UFMT. A campanha dá dicas para a comunidade interna e externa que têm a responsabilidade sobre seu animal, como vacinação, castração e o não abandono. 
 
O projeto é uma iniciativa da professora do curso de Medicina Veterinária, Adriana Borsa, coordenadora, juntamente com o professor José Ricardo e os acadêmicos Ivy Corrêa e Joaquim Elias. E, também, conta com o apoio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Hospital Veterinário. 
 
Segundo Adriana Borsa, “protetores verdadeiros garantem um local onde os animais ficam, de fato, protegidos de seus opositores e não submetidos à sua própria sorte nas ruas”. Ela frisa que “a soltura após a castração dos animais também não resolve o problema, pois a presença do número de animais existente hoje na UFMT é prejudicial, até mesmo à saúde humana, devido ao acúmulo dejetos que ficam sobrepostos ao solo, podendo contaminar as águas”.
 
A campanha também incentiva àqueles que gostam, e que podem, a adotar um felino abandonado no campus da universidade, ofertando “casa ou um local apropriado, alimentando-os, vacinando-os, castrando-os e, assim, colocando-os a salvo de qualquer risco”. 
 24horasnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão