sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cachão:Operação para capturar 200 cães selvagens


Uma operação inédita no Nordeste Transmontano vai decorrer em Dezembro junto ao aterro sanitário da Terra Quente, na zona do Cachão, para capturar uma matilha de 200 cães selvagens que já atacaram agricultores e homens do lixo.

A operação foi determinada pela Direcção Geral de Veterinária (DGV) para  resolver "um problema de saúde e segurança públicas que se arrasta há anos  nesta zona, segundo disse hoje à Lusa o vereador do ambiente da Câmara de  Mirandela, António Branco.    
O alimento que encontram no aterro que recebe o lixo de todo o Nordeste  Transmontano terá originado esta matilha que se foi reproduzindo de forma  incontrolável apesar da proximidade do canil intermunicipal da Terra Quente.  "Ninguém os consegue apanhar", afirmou o vereador do município que tutela  o canil e o aterro e que já contabilizou 200 animais nesta matilha. 
  O número é já quase o triplo da lotação do canil e obrigou a pedir a  intervenção da DGV perante os relatos de "vários ataques a agricultores  que já têm medo" de ir tratar as terras naquela zona. 
 Segundo António Branco, a matilha tem também "aterrorizado" os funcionários  do aterro que muitas vezes à noite não conseguem sair e descarregar os carros  do lixo devido ao número de animais que os cercam.    
A situação "transformou-se num problema", segundo disse, e há já dois  anos que a autarquia tem oficiado a DGV para ajudar a encontrar uma solução.  
A solução surgiu agora com uma operação de captura que vai prolongar-se  no tempo e tem já duas datas marcadas, para dias 5 e 19 de Dezembro, estando  a ser divulgada na zona através de editais.  
 A operação envolve a DGV, município e a Associação de Caça de Frechas,  a sede da freguesia que integra a aldeia do Cachão. 
António Branco explicou que, devido à dificuldade para capturar estes  animais, a operação contempla também o abate a tiro nas situações que exigirem  este recurso, pelo que estará também presente o veterinário municipal. Os cadáveres serão recolhidos e incinerados.  
O vereador prevê que esta acção necessite de "várias intervenções ao  longo do tempo" já que não é expectável que se consiga capturar um grande  número de animais num só dia.    "Se já na cidade e nas localidades a captura é complicada, imagine-se  animais selvagens no monte", referiu.  
.cmjornal.xl.pt
Os homens, em sua estreiteza mental, pensam  que matar é a solução. Alber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão