terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Caratinguense denuncia “abandono” de Canil Municipal

Cachorros doentes em meio a saudáveis. Sujeira, mau cheiro, falta de comida são alguns dos problemas apontados
Caratinguense denuncia “abandono” de Canil Municipal


Após receber a denúncia de Jussara Freitas, a equipe de jornalismo do Super Canal esteve na manhã de ontem (05/12) ao Canil Municipal para averiguar as condições do local. As imagens mostram um cenário de abandono, infraestrutura precária, sujeira, mal cheiro, entre vários outros problemas já apontados em denúncia da caratinguense. Jussara realizou uma visita ao canil do domingo (04/12) e se deparou com os animais sem alimentação e nas atuais condições que foram flagradas pela emissora. Nove horas da manhã de segunda-feira e cerca de 24 horas após a visita de Jussara, as condições no canil eram as mesmas.

Em entrevista, a caratinguense destaca que, na sua opinião, o canil municipal de Caratinga deveria ser interditado. “Já existe um termo de ajustamento em que a Prefeitura tem de disponibilizar um funcionário para cuidar do local e isso não está acontecendo”, ressaltou, salientando ainda que durante a visita no domingo os animais estavam sem comida, na mesma situação de segunda-feira pela manhã e criticou a falta de zelo com os cachorros que estão presos no local.

Em um mesmo espaço cães saudáveis convivem com os doentes. Em Caratinga, após sete dias de recolhimento se não adotados, os animais são sacrificados. Jussara critica a falta de iniciativa da Prefeitura em tentar encontrar um lar para os cães e lamenta que durante a espera pelo inevitável tenham de sofrer dentro da jaula.  

Nossa equipe registrou a chegada de um funcionário no local, em seguida, o superintendente de Vigilância Sanitária, Érick Gonçalves, também chegou ao canil. Ele não quis gravar entrevista e tentou se justificar com a caratinguense autora da denúncia, dizendo que poderia falar que o local não é adequado, que os animais estão misturados, mas não concordou com a afirmação de que estariam sem comida.

A caratinguense lamenta que a situação do canil em Caratinga seja esta, independente da afirmação da Prefeitura de que seja um local provisório. Atualmente, a situação é um retrato do abandono de animais pelas ruas e uma prisão sem condições de oferecer um tratamento mais digno. Jussara salientou ainda que enquanto nada for feito serão animais à mercê da sorte e à espera do sacrifício.

Durante a conversa com a autora da denúncia, o superintendente não destacou qualquer providência a respeito da reclamação e denúncia realizadas.





COLABORAÇÃO


O abandono de animais em Caratinga é preocupante. Soltos pelas ruas, quando apreendidos pela Vigilância Sanitária, os possíveis donos ou adeptos à adoção de cães tem sete dias para se pronunciarem a respeito. Do contrário, os animais são sacrificados. Durante esta breve espera, os animais recolhidos estão sendo depositados em um local de infraestrutura inadequada, conforme apurado pelo jornalismo do Super Canal.

Diante da falta de perspectivas, a emissora se prontificou, havendo interesse do órgão responsável, a ceder seu espaço na programação para a realização de campanhas de adoção de animais. Com as imagens veiculadas na televisão, há uma chance de que os animais possam ser salvos e ainda receberem um novo lar.

A prefeitura de Caratinga ainda não se pronunciou sobre o assunto.


EXEMPLO

A Associação Protetora dos Animais de Caratinga, Aspac, tem sido um exemplo de respeito aos animais e, mesmo com as dificuldades em angariar recursos para a sua manutenção, vem sendo o abrigo carinhoso e protetor dos animais vítimas de maus tratos e abandono.

No mês de setembro a entidade realizou em praça pública a primeira feira de adoção de cães e gatos. O evento foi um sucesso e todos os animais foram adotados.

 tvsupercanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão