sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cartão vermelho para a crueldade: A WSPA parabeniza o governo da Ucrânia por dar fim à matança de cães







No começo deste ano, uma série de denúncias vindas da Ucrânia sobre a cruel matança de cães no país causou grande preocupação à WSPA. De acordo com relatos, várias cidades ucranianas vinham tomando esta medida com a intenção de “higienizar” as suas ruas como parte dos preparativos para o campeonato de futebol Euro 2012, cujos países anfitriões serão a Ucrânia e a Polônia.
Embora o Ministro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da Ucrânia, Mykola Zlochevsky, tenha posteriormente ordenado o fim de tal prática atroz, a WSPA está enviando uma mensagem para o Presidente da UEFA (União das Associações de Futebol Europeias) e para membros do Comitê Executivo Nacional deste organismo a solicitando que usem a sua influência política para assegurarem que matanças deste tipo não mais ocorram em qualquer outro lugar do continente europeu.
Em carta ao Presidente da UEFA, o Diretor Executivo da WSPA Mike Baker escreveu: “Ficamos satisfeitos pela decisão da UEFA de não endossar ou estimular a matança maciça de cães na Ucrânia. Todavia, tal fato apresenta uma oportunidade ímpar para a UEFA, através de seus estatutos, impedir que qualquer outro país europeu pratique a matança de cães como parte dos preparativos para futuros campeonatos. Gostaríamos imensamente de poder nos reunir com o senhor a fim de discutirmos uma ação conjunta objetivando garantir que, na fase preparatória dos campeonatos de futebol, os governos europeus adotem políticas voltadas ao controle humanitário das suas populações de cães de rua, não optando, em momento algum, por matanças indiscriminadas como método de controle.”

Controlando populações de cães de maneira eficiente

A exemplo do já verificado pela WSPA através de inúmeros projetos desenvolvidos em várias partes do mundo, as populações de cães de rua podem ser controladas de maneira eficiente se as causas deste problema forem de fato identificadas e solucionadas. Isto só poderá ser feito com a implementação de uma série da medidas específicas para o gerenciamento humanitário das populações caninas. Tais medidas incluem esterilização, identificação dos animais e a promoção da guarda responsável entre os seus proprietários.
A WSPA tem vasta experiência e conhecimento sobre políticas de controle humanitário de populações caninas, sendo um dos membros fundadores da Coalizão Internacional para o Controle de Animais de Companhia (ICAM), que recentemente publicou as diretrizes para o controle humanitário das populações caninas e vem trabalhando com organizações, como a Organização Mundial de Saúde, a GARC (Aliança para o Controle da Raiva Canina, na sigla em inglês) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. A WSPA também já gerenciou vários programas bem-sucedidos para o controle de populações caninas, como nos casos de Colombo, no Sri Lanka, e da Tanzânia.
wspabrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão