segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Conselho de Animais fervilha em disputas a partir da posse


Ricardo Santana
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) somente foi empossado, na manhã de anteontem, ficando definida uma nova reunião no começo de 2012 para as primeiras deliberações. A criação e funcionamento do Conselho são esperados pela amplitude de temas em que o órgão poderá intervir em Bauru. Mas, a julgar pela posse, a disputa e as visões antagônicas estarão presentes na vida da entidade.

Sabe-se que não há consenso entre todos os setores envolvidos com as questões dos animais em Bauru e, certamente, as divergências irão desaguar no Conselho de Animais. Antes mesmo da instância começar a funcionar, de fato, os bastidores do órgão já fervilhavam na posse, com o advogado da ONG Nature Vitae José Hermann Schoeder antecipando-se para abafar o primeiro incêndio político no interior o órgão, antes até do Comupda sair do papel.

Ele informou ao JC que a ONG é representada no Conselho de Animais somente pela ativista Borika Hegyessy, enquanto que Fátima Schroeder, presidente da Nature Vitae, é indicada da Unesp, por ser funcionária da universidade. Houve gente que interpretou que a ONG estaria super-representada no órgão.

A cerimônia de posse, na última quarta-feira, foi coordenada pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Bauru Giasone Albuquerque Candia. De prático, ficou esclarecido que o Conselho tem caráter deliberativo e não consultivo. Desatado o nó da atribuição de um Conselho, a briga vai ser para aparar todas as arestas existentes entre os vários setores que coabitam e efetivamente atuam no município na atuação em relação aos animais, sejam domésticos ou silvestres.

A primeira reunião de trabalho está agendada para o dia 12 de janeiro de 2012, às 8h30, quando os conselheiros definirão a ocupação dos cargos diretivos do Conselho de Animais, como presidência, vice, secretaria entre outros.

O Comupda é integrado por 14 membros titulares, sendo sete representantes governamentais e sete da sociedade civil e 14 suplentes. Os titulares são Denisabeth Ramalho e José Rodrigues Neto (Secretaria da Saúde); Alessandra Pinezi e Luiz Antonio Pires (Semma); Susemeire Cardoso (Secretaria da Educação); Thiago Bianconi (Ibama); Vanessa Rodrigues (Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Cetesb); Fátima Schroeder (Unesp/Biologia); Rosângela Martinez (Biologia/USC); Eric Rosa (Medicina Veterinária/ Unip); José Modolo (Conselho Regional de Medicina Veterinária); Borika Hegyessy (ONG Naturae Vitae), Helena Schuler (ONG Instituto VidaDigna) e Sandra Ariede (ONG SOS Gatinhos).

Além de elaborar políticas, os membros também trabalharão na defesa dos animais feridos e abandonados, no desenvolvimento de campanhas de adoção, de vacinação e de registro de cachorros e gatos, no incentivo à preservação das espécies de animais silvestres e no cuidado com ecossistemas. Mas também poderão propor leis e pressionar o poder público municipal.

.jcnet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão