domingo, 25 de dezembro de 2011

gata com filhotes é salva de maus-tratos e aguarda lar


A gata e os filhotes foram abandonadas e ainda estão sem um lar. Foto: Alexandre Jurisson/vc repórter A gata e os filhotes foram abandonadas e ainda estão sem um lar
Foto: Alexandre Jurisson/vc repórterir
Após flagrante de violência contra um cachorro yorkshire em Goiás, na semana passada, uma criança foi flagrada com uma caixa cheia de gatos para jogar no Rio Tamanduateí, em São Paulo. O produtor gráfico Alexandre Jurisson caminhava em uma travessa da avenida dos Estados, no bairro de Bom Retiro, na quarta-feira (21), quando flagrou a criança segurando uma caixa de papelão de maneira desajeitada. Ele desconfiou e descobriu: era uma gata e cinco filhotes.
"Achei estranho e questionei o menino. Ele disse que o pai havia mandado jogar os animais no rio", conta Jurisson, que acompanhou a criança. No encontro com o pai, a resposta foi a mesma: "Recebi como resposta 'leve esta porcaria ou jogo no rio'".
Sem espaço para abrigar os gatos em sua casa, o produtor se dirigiu à UIPA - União Internacional Protetora dos Animais, ONG que abriga animais de acordo com a capacidade de sua sede, no bairro de Bom Retiro. Segundo Jurisson, o local estava sem vagas.
O Centro de Controle de Zoonose de São Paulo então foi indicado, mas os gatos ainda ficaram sem lar. Após levá-los ao veterinário, o produtor ficou responsável de mobilizar amigos e colar cartazes em busca de quem queira adotar os gatos. A orientação foi dada pelo CCZ.
Segundo a assessoria de comunicação do Centro, o órgão sempre é procurado nesses casos, mesmo não sendo um abrigo de animais. As ações do CCZ giram em torno de situações específicas que envolvam risco à saúde pública, e na vigilância, prevenção e controle desses animais - como, por exemplo, quando um animal invade uma escola ou é atropelado em uma pista de grande acesso.
Nesses casos, eles passam por uma avaliação clínica, são vacinados e ganham acomodação para serem encaminhados à adoção. Hoje, o Centro tem entre 300 e 400 vagas para animais, dependendo do porte e da condição de cada um. Todas elas estão ocupadas, segundo o CCZ.
Prevenção ao abandono
Abandono e maus tratos de animais silvestres ou domésticos é crime previsto na lei 9605/98. Com o foco educacional na prevenção contra esses atos, o Centro de Controle de Zoonose de SP promove campanhas de prevenção, além de programa de porte responsável e castração - gratuito aos munícipes.
terra.com.br

Um comentário:

  1. Não sei quem é este homem, mas sabe-se que é um homem de bem. Parabéns à ele, que prova que este mundo ainda tem salvação.

    ResponderExcluir

verdade na expressão