sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Micetozoário tem maior capacidade de raciocínio que computador



Um grupo de cientistas japoneses da Universidade Hakodate descobriu que um organismo unicelular tem maior capacidade de raciocínio que um computador. A equipa já se tem dedicado a estudar o micetozoário nos últimos anos e percebeu que este parente da ameba é capaz de escolher as melhores rotas para obter comida, mesmo sem ter um cérebro.

Seguindo o comportamento deste organismo, entre várias possibilidades, escolhe a melhor das rotas para chegar até seu alimento e, ao mesmo tempo, consegue evitar situações que lhe são desconfortáveis, como a luz, por exemplo.

O estudo não é exactamente recente, porque a equipa de trabalho já tinha ganho dois Ig Nobel, uma versão satírica dos prémios Nobel que elege inusitados estudos científicos, em 2008 e 2010.

Várias simulações em laboratórios com micetozoários tiveram êxito, tais como o facto de os microrganismos desenvolveram um sistema de locomoção muito semelhante ao dos comboios e metro – numa rede emaranhada de transporte que cobre uma das mais populosas áreas do Japão, que engloba Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão