quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pesquisa Revela: Animais São Dotados de Sentimentos Tanto Quanto o Ser Humano

CAO 435


Dia após dia, nos deparamos com indagações sobre os animais terem sentimentos, emoções ou consciência, e, cada vez mais, nossa opinião é de que seria um erro muito grande afirmar que eles não têm nada disso.

Reportagens de jornais muitas vezes nos fazem acreditar que eles sentem e apresentam algo que se parece com um tipo de consciência sim de alguns fatos que acontecem, e basta nos informar sobre estudos realizados com os bichos ou até mesmo observações feitas com nossos próprios animais de estimação para percebermos tal veracidade.
Um exemplo seria o de um cão labrador, que passeava com seu dono em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, que ao de repente se deparar com a situação de ver seu dono passar mal e desfalecer, deita-se sobre ele para mantê-lo aquecido e protegê-lo até que a ajuda chegasse.

Outro exemplo seria de um estudo realizado pela Universidade de Bristol, que mostra que asvacas são animais sencientes, tendo uma vida sentimental que inclui amizade, rancor e até mesmo frustrações. E, que dentro de um grande grupo, podem formar-se pequenos grupos, como acontece com os humanos, onde os indivíduos cuidam um dos outros e demonstram afeto, assim como pode haver desgosto e rancor perante outros indivíduos ou outros grupos.

Segundo este estudo, os animais estão emocionalmente mais próximos dos seres humanos do que se acreditava. De acordo com um experimento realizado por Daniel Broom, da Universidade de Cambridge, as vacas podem ser inclusive desafiadas intelectualmente.

Durante um estudo, os investigadores desafiaram os animais com uma tarefa que consistia em descobrir como abrir uma porta para conseguirem obter alimento. As reações foram controladas por um eletroencefalograma para medir as suas ondas cerebrais. Constatou-se uma aceleração do ritmo cardíaco e algumas até pularam.

O motivo de acreditar-se que os animais seriam desprovidos de emoções ou de consciência seria devido ao fato de acharmos que são intelectualmente inferiores aos humanos e de não terem uma “noção do eu”. No entanto, as pesquisas vêm cada vez mais mostrando que isto não é verdade. Ovelhas são capazes de reconhecer suas semelhantes até um ano após o último contato e podem inclusive, entrar em depressão após longas separações ou saltar entusiasticamente após um reencontro de 3 anos!

Por todos estes fatos, não há como negar de que os animais possuem sim emoções, sentimentos e alguma forma de consciência, talvez menos complexa, mas de algum grau, e seria um erro de nossa parte ignorar completamente este fato, tratando-os como se fossem simples “objetos vivos”
fonte: anderssauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão