segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SOS Aracaju!



SEGUNDA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2011

Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju está sendo acusado de maus tratos aos animais

O Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado (SINVET) e as ONG's Amigos dos Animais (AMA) e Associação de Proteção dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA), encaminharam denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre o descaso quando ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mantido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). As denúncias estão sendo investigadas pela Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente (DEPROCOMA).

Os relatórios com as denúncias foram entregues à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público trazem provas de que os animais errantes que são recolhidos pelos Centros de Controle de Zoonoses estão sendo sacrificados de forma indiscriminada e os que permanecem abrigados, ficam em canis cujas instalações são precárias. Não existe um órgão municipal que trate adequadamente (e não sacrificando) os animais errantes, e esta é uma obrigação do Estado.

Em visita técnica realizada pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado e pelas ONG's de defesa dos animais, pode-se constatar as precárias instalações dos canis, sem higiene tanto a nível de piso quando de paredes, a ração no chão misturada a dejetos. Mas o pior mesmo são animais que estão sendo sacrificados sem nenhum critério de diagnóstico clínico definitivo e conclusivo, mas sim por diagnósticos presumíveis, e isso é CRIME!

Para completar o cenário de descaso, os animais que vão ser sacrificados são dispostos em fila e amarrados à uma escada, esperando a sua vez de ser conduzido para a morte, sem nenhuma humanidade. Os animais que aguardam a sua vez, presenciam todo o sofrimento do animal agraciado pela morte. As denúncias apontam ainda para desqualificação dos profissionais no manejo dos animais e no descarte das carcaças no lixão da terra dura.

Aproveito a oportunidade para salientar que o Manual de Vigilância  e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde, um documento já ultrapassado, uma vez que mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) NÃO recomenda mais esse procedimento, afirma que "os procedimentos de eutanásia, se mal empregados, estão sujeitos à legislação federal de crimes ambientais".

No site oficial da Prefeitura de Aracaju, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju diz que "as campanhas educativas são uma boa forma no combate às zoonoses", mas é uma pena que este tipos de campanhas não são realizadas aqui em Aracaju.

Porque o Prefeito de Aracaju, ao invés de investir os recursos em uma carnificina animal, não investe em campanhas educativas, em programas de castração dos animais, e quanto ao calazar, no controle do mosquito vetor? Por que ao invés de investir num "genocídio animal", não investe nas associações (ONG's) que trabalham com a causa animal para proporcionar melhor estrutura e ampliar o serviço prestado? (basta dizer que numa tentativa das associações na câmara de vereadores, nenhum se propôs a elaborar um projeto de ajuda para essas associações).

Finalizo este texto, lembrando ao nosso prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira e demais políticos, que os animais não votam, mas nós sim, votamos! Queremos uma providência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão