sábado, 12 de novembro de 2011

Caboodle, a cidade dos gatos


Um paraíso na terra para os gatos. Um lugar que deixa qualquer pessoa amante de gatos ou dos animais em geral extremamente feliz. Depois que se passa uma vida inteira vendo os maus tratos aos animais, o sofrimento de gatos de ruas e muitas outras tragédias, conhecer o Rancho Caboodle - mesmo por fotos ou vídeo - é um colírio para os olhos, é um Oasis em meio ao deserto. E pensar que esse paraíso surgiu da idéia de uma única pessoa é fantástico.
A idéia do rancho ou fazenda para os gatos, que na verdade mais parece uma cidade dos gatos, localizada em Jacksonville, Florida, surgiu por acaso em 2003 e de lá para cá se expandiu para um verdadeiro santuário de 30 acres que abriga mais de 500 gatos abandonados ou sem lar. Seu fundador, Craig Grant, é que mantém o custeio quase que total do santuário. Esse senhor simpático grande amante dos animais vê toda sua felicidade e realização em ver a felicidade e boa vida que levam os gatos neste local.
Com muita habilidade e criatividade o próprio Grant construiu a maior parte do lugar e o mantém embora precise trabalhar fora para manter-se e aos gatos. A maioria dos gatos que vivem no local era gatos de rua ou abandonados que viviam vagueando sem teto. Outros ainda vieram parar no local porque por algum motivo seus donos não puderam ficar com eles.
A manutenção do rancho consume cerca de 6.000 dólares por mês, que Grant consegue às vezes com muito sacrifício, tudo para conseguir dar uma boa vida para os bichanos que tanto ama. Na verdade esse grande herói dos gatos afirma que às vezes ele nem tem dinheiro para comer, mas não deixa faltar aos gatos. Em seu blog – Um dia na fazenda – ele descreve os desafios cotidianos da manutenção de seus gatos, de suas preocupações quando tem que viajar e deixar os gatos e muitas outras coisas.
Apesar dos sacrifícios, e da pouca ajuda que recebe, os gatos são bem cuidados. Castrados, com atendimento veterinário para cada um deles, alimentação, água e um lugar de sonho que inclui árvores e até casinhas para abrigá-los das intempéries. Claro que com tudo isso os gatos o adoram, basta ver que o seguem por toda parte e o reconhecem de longe. É algo maravilhoso de se ver quando Grant está no meio deles.
Por incrível que pareça, a história desse homem maravilhoso e seus gatos nasceu por acaso. Aliás, ele nem sequer gostava de gatos. Eis como ele narra sua história no site Rancho dos Gatos:
Conheça a história contada por Grant, seu idealizador
Eu estava alugando uma casa de condomínio a dois passos da praia com meu filho. Tinha todos os confortos e conveniências do lar. Quarto mobiliado, a um curto passeio até a praia e perto do trabalho. Então, meu filho saiu por conta própria pela primeira vez. Ele deixou sua gata comigo, porque ele não podia levá-la com ele. Eu não gostava de gatos, mas concordei em ficar com ela. Eu não estava acostumado a ficar sozinho e a gata Pepper não era qualquer uma. Nós lentamente começamos nos dar bem. Alguns meses se passaram e eu descobri que ela estava grávida. Oh grande, e agora? Ela teve cinco gatinhos. Eu queria dar-lhes sumiço, porque eu não queria a minha linda casa destruída, mas meu filho disse-me que tinha que ficar com a mãe durante 8 semanas. Durante esse tempo eu aprendi que cada gato tem sua personalidade própria e não demorou muito para que os gatinhos estivessem balançando as minhas cortinas. Eu não me importava. Algo tinha mudado... Eu não queria abandoná-los.
Mas, com seis gatos, as reclamações começaram com o proprietário do condomínio e os vizinhos. Eu sabia que tinha que procurar outro lugar para ir. Eles não estavam seguros na vizinhança.
Encontrei um de meus gatos machucado e outro foi mordido por um pitbull que eu sei que foi solto para esse fim. Algo precisava ser feito.
Eu não sabia o que fazer em primeiro lugar, assim eu construí um barracão no quintal do meu filho e vivi nele por um tempo. Então eu encontrei um anúncio de um corretor de imóveis oferecendo cinco acres em uma fazenda com árvores; financiada direto do proprietário, a baixo custo mensal... O problema era que ele estava 100 quilômetros a oeste de Jacksonville.
Saí para ver e adorei. Ao longo dos próximos meses, eu comprei mais cinco terrenos. Agora tenho 25 acres.

Limpei uma pequena área e comprei um trailer como um refúgio para meus gatos. Eu coloquei nele uma porta de animal de estimação e prateleiras acolchoadas para eles. Nessa época eu tinha 11 gatos. Eu tinha ficado com gatos abandonados e errantes da vizinhança e das áreas que eu trabalho como um empreiteiro. Eu tinha 22 gatos até a primavera de 2004.
Não tenho mais nenhum dos meus móveis antigos; itens materiais não são importantes para mim mais. Meus gatos me fizeram mais feliz do que nunca. Eles realmente são os melhores amigos que eu já tive.

Caboodle Fazenda agora é um santuário permanente para os gatos que têm sido chutados por pessoas sem coração. Há muitas histórias tristes entre todos os gatos que eu adotei. Alguns quase morreram de fome, alguns deles se encontravam feridos. Eu vi muitos fechados em jaulas durante meses em abrigos de animais e fiquei com alguns deles também.
Os gatos devem ser capazes de andar livremente, e em Caboodle Ranch, é o que eles fazem. Estamos no meio de 100 hectares de fauna. Os gatos me seguem através das trilhas naturais que eu coloquei e mantenho, sobem em árvores fortes que eu construí e se escondem em tocas escavadas no subsolo que tenho feito para eles.
Todos os gatos foram esterilizados ou castrados, todos as vacinas são atualizadas e eu mantenho as visitas regulares ao veterinário para cada um deles. Eu viajo a 250 milhas de ida e volta várias vezes por semana para trabalhar e voltar para manter um porto seguro para se viver. Cada um dos meus gastos saíram do meu próprio bolso e faço com muito pouco para que eu possa dar-lhes uma vida feliz, mas nem sempre é fácil. (Fotos: Divulgação) (Fonte: Caboodle Ranch) Leonardo Bezerra
 
Reportagem de TV americana mostra Caboodle Ranch

Gatos pintados à mão




Recentemente uma arte antiga e esquecida praticada no Oriente ganhou destaque principalmente entre os milionários. É a pintura em gatos. É claro que isso custa muito caro e mão de obra de verdadeiros artistas. Imagine a paciência do artista e do gato para chegar a um resultado magnífico. Não é a toa que a pintura custa uma verdadeira fortuna, ainda mais que deve ser refeita a cada três meses para sorte dos artistas e desgosto do gato. Personagens da alta sociedade, como o investidor americano Gordon Tate, gastam milhares de dólares com artistas de renome para transformar seus bichos de estimação em objetos de design.
Esse tipo de arte que usa pinceis especiais e tinta não tóxica já tem até mesmo estilos definidos, como o Classicismo Nouveau, o Neo-totemismo e o Avant Funk. E a coisa não fica só na arte. Os defensores da idéia alegam que esta arte promove uma melhor compreensão do papel dos gatos na sociedade. Há ainda o uso dos animais em centros terapêuticos para ajudar na recuperação de mulheres após experiências traumáticas e outras utilidades afins.














http://jornalanimais.blogspot.com

DEFENSORA DOS ANIMAIS GANHA PRÊMIO SUSTENTABILIDADE 2011 NO MÉXICO


Por: Leonardo Bezerra
Defensores dos animais são cada vez mais reconhecidos como uma força social que muito tem contribuído não só pelo bem estar dos animais como também pelo bem estar geral do mundo principalmente com referência as questões de equilíbrio ecológico, pois os animais são parte importante e sua defesa hoje, não é só uma questão de ética, mas representa a própria sobrevivência do planeta.

Assim, reconhecer uma ativista com um prêmio é reconhecer a verdade, que sem pessoas que se preocupem e cuidem para que os animais não sejam extintos, que tenham suas vidas cumprindo suas funções e não sendo explorados é o único caminho.

Em 4 de novembro foi realizada a cerimônia dos Prêmios Sustentabilidade 2011, no recinto da Expo Enverdeser, na cidade do México. Os prêmios foram disputados entre 150 pessoas, organizações e empresas em mais de 17 estados.



A cerimônia foi apresentada pelo ator Ernesto Alvarez, que deu a palavra aos juízes Arnold Ricalde, Cecília Navarro, Marcelo Quintanilla, Federico Lamas, Tânia Mijares, Carmen Artigas e Nydia Suppen, que apresentou os vencedores de várias categorias.

No final da cerimônia, Mauricio Bonilla, presidente e organizador do Prêmio Planeta Sustentável, entregou os prêmios aos vencedores, sendo que o de ativista coube a Dra. Leonora Esquivel Frias, de AnimaNaturalis, com 95% dos votos do público.

A Dra. Leonora Esquivel Frias, é a presidenta da organização internacional AnimaNaturalis, que surgiu por sua iniciativa na Espanha e se espalhou por vários países da América Latina, tendo um ótimo material sobre defesa dos animais, vegetarianismo e veganismo em espanhol, além de promover inúmeras campanhas de rua em defesa dos animais em todos os a âmbitos.

O Prêmio de sustentabilidade por si já é importante, mas o fato de ser a primeira vez que é concedido a um defensor dos animais é para nós defensores de todo o mundo um marco da máxima importância, mostra que os defensores começam a ter voz e valor diante da sociedade. Não são mais pessoas isoladas, mas sim uma força nascente que cresce a cada dia e que passa a ter um peso muito grande na sociedade. Defensores podem fazer muito pelo mundo. E é isto que a ativista Leonora Esquivel Frias vem provando em todos esses anos. Todos nós aqui do Jornal Defesa dos Animais e da Rádio Defesa dos Animais, ficamos muito felizes e felicitamos a ativista pelo prêmio tão merecido.

A Leonora Esquivel já nos concedeu duas entrevistas, uma à Rádio Defesa dos Animais e outra há alguns anos aqui ao Jornal Defesa dos Animais que reeditamos abaixo para que todos a conheçam e saibam como é seu trabalho no AnimaNaturalis.

Entrevista com Leonora Esquivel

Leonora, fale um pouco de você, o que faz, que estuda, trabalho, se tem animais, onde mora e o que desejar:

Tenho um doutorado em Ética Ambiental pela Universidad Autónoma de Barcelona. Vivi seis anos nessa cidade que onde fundei “AnimaNaturalis" junto com o chileno Francisco Vásquez. Atualmente trabalho meio período como educadora ambiental no governo mexicano e a outra metade de meu dia dedico a AnimaNaturalis. Moro com dois gatos que adotei da rua quando vivia em Barcelona e os trouxe para o México quando terminei os estudos. O que mais desejo e ver um mundo livre do sofrimento animal. Um mundo onde os animais sejam tratados respeitosamente pelos humanos.



O que é AnimaNaturalis?

É uma organização ibero americana para a difusão dos direitos dos animais e o vegetarianismo. Nosso objetivo é criar uma comunidade hispanofalante de pessoas preocupadas por melhorar a vida dos animais. Nos centralizamos em ter excelente informação, notícias, artigos, vídeos, livros, folhetos e demais materiais. Apoiamos campanhas internacionais e tratamos de sair à rua o máximo possível com mesas de informativos e atas contra a crueldade contra os animais. Temos escritórios em Argentina,ChileColômbiaEquadorMéxico,UruguaiVenezuela e a sede em Barcelona.

Quando você começou a trabalhar junto a AnimaNaturalis?

Fundamos AnimaNaturalis em 2002 quando nos demos conta de que havia pouca informação em espanhol sobre a defesa dos animais. Ao se encontrar tudo em inglês e outros idiomas, dificultava as pessoas da América Latina a ter uma aproximação com este assunto. Começamos sendo um portal com boa informação e pouco a pouco as pessoas foram pedindo escritórios em vários lugares, assim começamos a pensar emAnimaNaturalis como uma organização ibero americana que satisfizesse las necessidades das pessoas interessadas em fazer algo em seu próprio país.

Qual é a parte que mais você gosta nestaatividade?

Há muita satisfação em dedicar-se à defesa dos animais, mas principalmente gosto quando as pessoas conseguem mudar hábitos de consumo tão somente vendo um vídeo, lendo uma entrevista ou conhecendo o trabalho de AnimaNaturalis. Creio que muitas pessoas tem a intuição de que defender os animais é correto e necessário, mas simplesmente se sentem só e não encontraram um lugar desde onde faze-lo eAnimaNaturalis é esse lugar que dá acolhida a inquietude dessas pessoas e que dá ferramentas eficazes para salvar a vida de milhares de animais.

Por que ainda não há AnimaNaturalis no Brasil? Já pensaram em ter esta importante instituição também em língua portuguesa?

O Brasil é um país que tem participação ativa em temas de vegetarianismo. Sem dúvidas, o idioma torna difícil para que hajaAnimaNaturalis em seu país. Teríamos que ter praticamente outra página e outro material, e para isto teríamos que requerer um ativista de tempo integral dedicado exclusivamente em fazer as traduções. Não descartamos fazer atividades em conjunto em datas internacionais e sempre difundimos os congressos e eventos importantes relacionados com o tema da defesa dos animais que acontecem em seu país. Por outro lado, em português há uma página bastante completa, mas a organização tem sua sede em Portugal www.animal.org.pt

Por que acredita que os movimentos como este contribuem para ajudar o meio ambiente?

A defesa dos animais e a ecologia estão estreitamente vinculadas; não só pelo tema das espécies em perigo de extinção, mas pelos enormes danos que causa a criação de gado industrial ao planeta, sendo uma das principais responsáveis da mudança climática. Quando advogamos pelo vegetarianismo, não só o fazemos pelo fato de matar animais para comer ser pouco ético e desnecessário nutricionalmente, mas porque é também uma prática pouco ecológica e sumamente desvastadora a nível de recursos animais. Assim mesmo, as pessoas com um pouco de consciência a respeito do meio ambiente, é propensa participar dos temas de defesa dos animais e vice-versa: a ambas lhes preocupa a situação do planeta e a atitude que os humanos temos acerca dos demais seres com os quais compartilhamos.

Como está a proteção animal em seu país?

Eu gostaria de dar uma resposta otimista, mas não é assim.México é um país com muitas carências a nível educativo e isto se reflete na pouca consciência que há com respeito ao trato à natureza e aos animais. Problemas medianamente controlados em outros aspectos, como a superpopulação e abandono de animais de companhia, aqui ainda são centrais e parecem sem resolução. Tradições sangrentas como corridas de touros e luta de galos, eliminadas faz anos em outros países latino americanos, são uma realidade difícil de mudar. Altos índices de maus tratos, tráfico ilegal de espécies, circos, zoológicos clandestinos e em péssimas condições, pouca informação sobre o vegetarianismo, fazem mais difícil nosso trabalho. Claro que desde que se abriu a sede AnimaNaturalis no México faz dois anos, se notaram mudanças nas pessoas jovens e esta é nossa aposta. Educar essa população que no futuro ocupará altos cargos para que tomem decisões respeitosas com os animais. Se não começamos desde pequenos, com a idade é mais difícil sensibilizar a população ante este assunto.

O que você pensa de atitudes radicais na defesa dos animais como as do Greenpeace e do Sea Sheperd?

Não considero Greenpeace radical, de forma que lhe falta muita coerência na hora de proteger o meio ambiente e não tocar temas de vegetarianismo. Eles fazem a divisão entre animais em perigo de extinção e o resto. AnimaNaturalis considera que todos os animais merecem o direito à vida, à liberdade, a não ser torturados e a não ser considerados propriedade. Conheço pessoalmente o fundador do Sea Sheperd e é um homem admirável. Começou faz muitos anos com o tema da matança de focas no Canadá, mas sua compaixão pelos animais não se detém aí. Tem uma grande personalidade e motiva sua equipe para realizar suas ações, as quais lhe trouxeram consequências graves e a pesar disso continua nos gelos ou em alto mar arriscando sua vida com o fim de lançar uma mensagem clara: quem mata animais não passa desapercebido e há muitos para denuncia-los e dete-los. Creio que o movimento pelos direitos dos animais se espalha por muitas classes de ativismos e estar onde fisicamente se matam animais e tratar de evitar é uma parte fundamenta.


Qual é sua mensagem para nossos leitores brasileiros?

Brasil é muito diferente do resto dos países latino americanos, mas ainda assim comete atrocidades com os animais como a “farra do boi” que é equivalente a “tauromaquia”. Estes tipos de eventos só acabarão na medida em que as pessoas deixem de assistir e se pare de considerar como “elementos culturais ou tradicionais”. Eu gostaria de convidar aos brasileiros a participar mais ativamente das campanhas internacionais a favor dos direitos dos animais. Hoje em dia o idioma não é barreira para quem queira formar parte de uma organização e dar sua voz a quem não tem. Recordemos sempre que para defender aos animais no faz falta ser um ativista de tempo integral como muitos de nós, é algo tão simples como deixar de come-los, de vestir-nos com suas peles ou pelo, comprar produtos não provados em animais, não assistir a espetáculos que os utilizem e se quer ir mais adiante, apoiar protestos via E-Mail ou denunciando ante meios de comunicação as atrocidades que se cometem sobre eles. A defesa dos animais é simplesmente, tomar decisões que respeitem suas vidas.
(Fontes: Fotos: Divulgação - Informação: Reconecta)