quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Agricultura terá que fazer sua parte José Graziano, diretor da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), diz que segmento precisa se comprometer com o planeta na Rio+20



O diretor-geral do setor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, esteve ontem na abertura do Fórum Social Temático (FST) 2012, que acontece até domingo na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Para ele, a agricultura tem que se comprometer com o planeta e participar ativamente da próxima Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai acontecer em junho, no Rio de Janeiro.
Graziano afirmou que todos os ministros da Agricultura, “do mundo todo”, têm que estar presentes na conferência para que a produção se comprometa de forma efetiva a limpar o planeta.  
“A agricultura não é só parte do problema – também é parte da solução da questão ambiental –, tem muito que contribuir no desenvolvimento sustentável do planeta, encontrando técnicas menos agressivas com o ambiente, ajudando com a energia limpa e redistribuindo a produção”, disse.  
Segundo Graziano, o setor contribui com 30% das emissões de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, e que é necessário conscientizar os agricultores. O brasileiro assumiu a FAO no início deste ano.  
De acordo com a organização da conferência da ONU, a Rio+20 estará dividida em três fases. De 13 a 15 de junho está prevista a 3ª Reunião do Comitê Preparatório, que deverá acertar os últimos detalhes da negociação diplomática baseada nos três pilares do desenvolvimento sustentável (o econômico, o social e o ambiental).
De 16 a 19 serão programados eventos com a sociedade civil e de 20 a 22 acontece o encontro com a presença dos chefes de Estado. A conferência que o Rio de Janeiro sediará é de uma modalidade de “uma por geração”, realizada a cada 20 anos. Portanto, deve definir objetivos políticos mais amplos.  
*Com informações da France Presse  
eptv




Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão