terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ativistas que abordaram baleeiro vão ser entregues às autoridades australianas


Um navio da alfândega australiana partiu hoje em direção ao sul para recuperar os ativistas da organização não governamental Forest Rescue que abordaram o navio japonês na madrugada de sábado através de um bote, tendo entrado no navio ao largo da costa ocidental da Austrália.
De acordo com a Forest Rescue, os três ativistas pretendiam forçar a embarcação a deixar de perseguir um dos barcos da frota da organização ecologista Sea Shepherd, que desenvolve uma campanha contra a caça das baleias na Antártida.
A Austrália, que desenvolveu intensas negociações para convencer Tóquio a não reter os ativistas para que não fossem julgados no Japão, anunciou hoje a sua libertação próxima.
“Estamos satisfeitos por o governo japonês ter decidido não levar à justiça estes três homens e os ter libertado”, declarou a ministra australiana da Justiça, Nicola Roxon, em declarações à televisão australiana.
Apesar de se opor à pesca da baleia, a Austrália considera “inaceitáveis” os métodos utilizados pela Sea Shepherd e a Forest Rescue.
Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão