domingo, 29 de janeiro de 2012

Cientistas querem tirar chifre de rinocerontes para evitar mortes





Especialistas debatem fazer a remoção dos chifres da espécie para evitar aumento do declínio populacional
Foto: The Sun/Reprodução

Para proteger os rinocerontes dos massacres realizados pelos caçadores que buscam os chifres de marfim para comercialização no mercado negro, especialistas debatem fazer a remoção nos animais da África do Sul. As informações são do jornal The Sun.
No ano passado 448 rinocerontes foram mortos no país em função da procura pelos chifres. Gangues de caçadores contrabandeiam os chifres para a China e o Vietnã, onde as pessoas creem - embora não exista nenhum fundamento científico para isso - que a ingestão do pó de chifre pode curar ou prevenir o câncer.
O valor de mercado dos chifres de rinoceronte disparou para cerca de US$ 65 mil por quilo, o que torna esse produto mais valioso que o ouro, a platina e, em muitos casos, a cocaína.
A África do Sul possui cerca de 25 mil rinocerontes, a maior população mundial desse animal. Há uma década, apenas cerca de 15 animais morriam por ano. Atualmente o número de rinocerontes abatidos legal ou ilegalmente chegou a um ponto que ameaça levar ao declínio populacional da espécie.
Com informações da Agência Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão