terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É medieval ou é ....


Como na terra devemos ensinar nossos filhos a respeitar vivos os seres , quando a UE  permitir que países a tortura de animais , alegando o seu direito de praticar religião, cultura e tradição.  Muitos países também estão fazendo vista grossa quando o povoconfiar em superstições .

Bulgária - Dog Spinning

O antigo ritual conhecido como "cão spinning"   para afastar os maus espíritos reapareceu em uma pequena cidade na Bulgária. Spinning cão ou "trichane" é um ritual pagão realizado uma vez por ano em 6 de março para evitar a raiva em uma vila e afastar os maus espíritos da primavera.

Na fiação do cão, uma corda é acondicionada em torno de um cão e que o animal é suspenso sobre um corpo de água, como um rio. O cão está ligado repetidamente até que a corda é torcida, tanto quanto ele vai bobina. Em seguida, a bobina é liberada assim que o cão gira descontroladamente como se desenrola a corda eo animal cai na água.

Nada é suposto acontecer com os cães utilizados no ritual, mas as fotos dos dias anteriores cão spinning mostram os rostos de animais aterrorizados como eles ficam impotentes acima de um rio ou riacho com uma multidão de pessoas aplaudindo a partir da costa. Nos cães passado, morreram afogados porque eles são tão desorientado quando elas caem na água.

Existe um risco considerável de que o cão engole a água suja ou água em obter os pulmões comoeles são totalmente desconcertado pela rodada . A d ogs são também chocado e traumática da experiência. Eles compreendem apenas os crueldade deste .

As cordas cortadas no peito do cão dói, corda apertar também pulmões. cães devem certamente acreditamos que eles vão morrer .

A prática foi interrompida em 2005, quando a mídia fora da Bulgária descobriu sobre o ritual e relatou-o para o mundo. Organizações bem-estar animal se sentiram ultrajados com sua crueldade e pela pressão que colocou sobre a Bulgária pôr fim à prática.
Mas agora o prefeito de Brodilovo, uma aldeia rural búlgaro, renovou o antigo ritual. Ele disse: "Ninguém está matando ou ferindo os cães. Eles são trazidos por seus proprietários que os amam, a fim de tomar parte neste ritual folclore, que se destina a limpar a comunidade local do mal e para gerar a fertilidade.Os cães são giradas por cerca de 15-20 segundos, e então eles caem na água, o que equivale ao banho-los. "

O prefeito disse que sua aldeia restaurada a tradição porque eles estavam à procura de esperança no "extremo" economia ruim. Um recente surto de febre aftosa trouxe a cidade agrícola à beira do desespero.

O evento cão spinning tem colocado a cidade contra os defensores dos animais de todas as partes da Bulgária. Mesmo o primeiro-ministro, Boyko Borisov, condenou a prática. Ele pediu ao Procurador-Geral de agir e exortou o governo a estabelecer sanções contra a aldeia.

Parlamento da Bulgária recentemente alterado sua legislação para criminalizar a crueldade contra os animais abuso de animais. Multas graves e até cinco anos de prisão pode agora ser entregue a quem"ferir um animal de propósito."

Procurador-eo primeiro-ministro espero que a nova lei irá cobrir o tipo de crueldade sofrida pelos cães no ritual.

Espanha - Goat Throwing

Santos são altamente reverenciado e comemorado por toda a Espanha no dia especial de "fiesta" - Dias Santos. Alguns santos são celebrados a nível nacional na Espanha e outros são lendas e celebrada somente em aldeias particular. Na cidade de Zamora, São Vicente foi homenageado com o seu próprio festival e dia santo em que uma muito peculiar (e controverso) custom kicks off a festa anual.

A pequena aldeia de Manganeses de la Polvorosa, no noroeste da Espanha, realiza a sua festa anual para suas cidades padroeiro São Vicente todo mês de junho. A festa começa com um animado grupo de jovens jogando um bode vivo fora do alto de um campanário da igreja de 50 pés para a multidão abaixo que pegar o bode voando com uma folha de lona.

A cabra é, então, desfilaram pelas ruas sobre os ombros de foliões e assim começa o anual Festival de San Vicente de Mártir! Centenas de pessoas, muitas em trajes tradicionais, desça sobre esta aldeia sonolenta para assistir ao espetáculo incomum.

A respeito de quando e como isso começou, ninguém pode realmente confirmar. Embora, cada morador é absolutamente certo de que sua versão da história por trás dessa tradição é verdadeira e indiscutível. Há completamente algumas lendas e histórias a respeito de como esse costume curioso originou. Uma versão afirma que este costume começou no século 18 (outros dizem que centenas de anos atrás e outros tão pouco quanto 20 anos atrás), quando um padre doou seu leite de cabra a uma família carente e pouco depois a cabra caiu de torre do sino da igreja, mas foi milagrosamente salvo pelos aldeões pobres que chamou a cabra em um cobertor.

Uma lenda local diferente diz que o festival nasceu quando uma cabra wily snuck a subir os degraus da igreja do século 18 para comer a comida do padre da aldeia tinham ido para as pombas. Quando o padre descobriu a cabra, ela se assustou e pulou do campanário. Sobreviventes da queda grande e desembarque em seus cascos, a cabra se recuperou rapidamente e desapareceu na mata deixando um muito chocado São Vicente assistindo de cima.

No entanto, como cada ano, o (não tão afortunados) bode escolhido é arremessado da torre sineira no lonas abaixo, algumas sobreviver à queda e outros não. Não é dada muita atenção para a morte deste animal, é posta de lado e começa a festa de qualquer maneira. Se o cabra sobrevive é reverenciada e está desfilaram através da pequena aldeia, tornando-se uma lenda local para os próximos anos.

Este costume não é muito bem percebida por pessoas de fora, causando muita polêmica e indignação por ativistas animal. Eles consideram esse tratamento desumano de animais e demanda o término desta tradição.

Muitas organizações se uniram para abolir este costume anual, ou pelo menos tê-lo modificado.Através das modificações anos, como "baixar" o bode com segurança, o lançamento de um objeto inanimado (em vez de um vivo) abaixo e, em 1992, os funcionários têm mesmo ido tão longe como cancelar esta tradição e (sem sucesso) tentando multa participantes rebelde.

No entanto, moradores não têm a amabilidade de forasteiros e funcionários com a sua intromissão fiesta, muitos moradores retaliou atacando policiais e jornalistas curiosos. Até o momento o povo de Manganeses de la Polvorosa não mostram sinais de cedendo e dando-se esta tradição velhice.

Muitos moradores afirmam que as cabras "não sofrem, e que são apenas abalado depois". É da responsabilidade daqueles que recentemente completou 18 anos a organizar o festival e são os que realmente catapulta a cabra do sino da igreja da torre. Por isso, muitos a festa é considerada uma celebração da vinda da vida adulta na aldeia.

O Vicente de Mártir festival pode ser controversa, os moradores e pessoas de fora podem continuar a choque sobre o futuro desta tradição, mas por enquanto ela continua e os moradores comemoram com orgulho e entusiasmo Dia de São Vicente.  

A lei que proíbe cabra jogando na Espanha não são seguidas. Eles ainda fazem isto, mas: Os vereadores de Manganeses, disse que a cidade não vai assumir a responsabilidade pelos "comportamentos dos participantes do espetáculo." Moradores da vila vai continuar com este mesmo que a cidade diga o contrário. Slack, como de costume na Espanha, onde eles fazem o que querem comemorar sobre o absurdo religioso.
Fonte: Diário , cbsnews

Ninguém tem controle sobre todos os festivais da Espanha sangrenta e tradições ..... não há turismo e dinheiro demais para isso. Sangria e festas .... a parte religiosa é apenas uma memória e uma mentira para poder continuar uma tradição cruel ordenha dinheiro.

Espanha - Bous um Mar la

Bous um Mar la (que significa "Bulls no Mar") é realizada todos os anos entre o 03 de julho e 11 em Denia cidade, perto de Alicante, O destaque deste festival longo da semana está assistindo touros atropelar a principal rua Marqués de Campo , apenas para ser empurrado para o mar Mediterrâneo por aqueles ousados ​​o suficiente para entrar uma praça de touros improvisada com eles.

O festival é anualmente para comemorar o Dia do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo (el Día de la Santísima um Nuestro Sangre de Señor Jesucristo).

Não pode haver muitas comunidades cristãs que escolhem para venerar Jesus Cristo, segurando um touro executar no porto local. Não é a primeira vez que os touros morrem afogados tanto ou por outras causas, também eles são perseguidos com paus e pontapés.

Espanha - Pamplona Touro Correndo

Todo ano, em 06 de julho, o Festival anual de Pamplona Touro Correndo começa ao meio-dia. Milhares de pessoas reunem-se a San Fermin para esta celebração de uma semana que remonta ao século 14, graças em grande parte para a notoriedade adquirida com romance de Hemingway, "The Sun Also Rises".

Originalmente, o festival era uma festa religiosa, mas, desde então, evoluiu para um espetáculo mais voltado para a emoção de correr à frente dos touros para evitar ser pisoteado.Em três minutos, os touros correr pelas ruas a uma distância de cerca de 825 metros, a partir de um curral em Santo Domingo, a praça de touros, onde eles vão lutar naquela tarde.

Espanha - Entrada de Toros y Caballos de Segorbe

Excitação e risco andam de mãos dadas nesta celebração única, espetacular, que traz milhares de pessoas para a aldeia de Segorbe entre 5 e 11 de Setembro,  ano após ano. A a deslocação de touros e cavalos tem lugar durante a segunda semana de festas do santo padroeiro em Segorbe. Este ato tradicional, cujas origens remontam ao século 14, ocorre em duas horas todos os dias durante a semana (segunda-feira e domingo).

Um foguete é disparado off exatamente duas horas, marcando o início da a deslocação na Calle del Argen rua. Quando a manada de touros começa a Plaza de los Mesones Square, um grupo de cavaleiros ousados ​​recolhe-los e envolve-los com os seus cavalos, para orientá-los para a praça de touros em uma corrida rápida e vertiginosa, que dura apenas dois minutos.
A rota corre cerca de 500 metros ao longo Calle Colón Street.As multidões de espectadores não ficar no caminho. O mar de gente abre e fecha, criando um corredor que se deslocam como os touros avançar. No caminho, os presentes recompensa a coragem dos pilotos, com júbilo jubiloso, no meio de uma atmosfera incrível. O programa das festas é completada por numerosos atos, tais como festas ao ar livre, concertos, concursos e fogos de artifício.

Muitas vezes escorregando o Bulls sobre o duro da superfíciee torna-se feridos muitos cavalos são também morto a tiros por os touros obter ferimentos gravesou devem ser mortos .

Espanha - Fiesta del Toro Embolao

Cada ano em janeiro,   O Fiesta del Toro Embolao ocorre  em Gilet, Espanha. Durante o Embolao Toro, foliões tentar anexar bolas ardente de chifres do touro, enquanto o animal é amarrado a um poste . Em seguida, os foliões começam a desatar o touro para que persegui-los pelas ruas.

A prática é altamente controversa. Dos direitos dos animais afirmam ativistas os touros são prejudicados para o entretenimento.

A área de maior actividade e lore inclui as províncias deCastellón e Valência , em Valência.

A província de Tarragona , na Catalunha e algumas cidadesque fazem fronteira com a ex- província de Teruel, i s a sertentado para intensificar a regulação dos tais atividades , vinculando-os sob o rótulo de Bous al carrer ou correbous (Bulls rua) .
O Bulls na rua, al Carrer ou Correbous A taurina é um tipo popular de partido que é praticada em muitas aldeias de Valência e do Ebro, especialmente nas regiões da Alta Marina, o Alto Mijares, o Palancia Alta, a Baixa e Alta Maestre.

No norte da Planície Alta, a Baixa Plain, menor o Ebro, o Alta Montsia e Terra. É típico de vacas soltas, que é o mesmo mas usando vacas. Embora possa ser feito a qualquer época do ano, geralmente coincidindo com as celebrações e mais são feitos em agosto.

Em outras regiões há semelhante festivais como o Touro do Carignan e envolvente Ronda na província de Saragoça , ou o Toro de la Vega Tordesilhas, Valladolid. 

Este festival é celebrado principalmente ao entardecer ou à noite.
O Rope Bull, ou o Torico Cuerda, é um partido Turis (Carr), Shiva, Godelleta (Buñol FOIA) e outras cidades da região. O festival é uma variante do Mediterrâneo, onde as touradas, como o touro na rua, neste caso, o objetivo é trazer o touro, ou Torico pelos aragoneses espanhol, por várias casas na cidade, sempre na coleira.

Em 2010, o Parlamento catalão aprovou uma moção dereconhecimento e proteção destas celebrações referidos genericamente correbous , que contém uma espécie de código de boas práticas , todos pouco depois na regiãoproibiram as touradas espanholas tradicionais .

Touradas - França, Portugal e Espanha

Para começar o espetáculo a matadores e seus assistentes entrará na praça de touros e parada em frente da multidão, a fim de estatura. O matador 1 será ele de mais tempo serviu como um matador a menos que seja a 1 ª vez em Madrid para um dos matadores em qual instância ele vai levar.

Tendo assegurado um touro adequado a banda localizada na parte alta da praça vai tocar uma melodia rápida, significando a entrada de dois cavalos e seus cavaleiros. O objetivo dos pilotos é manobrar-se para que eles possam fazer cortes curtos com suas lanças para a área dos ombros do touro. Isso serve para agitar o touro e começar o sangue fluindo para fora do animal. A melodia ainda mais significa quando o momento apropriado passou.
Com o touro enfurecido agora os assistentes retornar à praça de touros carregando curto banderillas farpado equipes. Os assistentes serão tentativa de ter o touro e carregá-los na última hora, passando por cima dos chifres, planta as farpas nos ombros touros. Um bom assistente irá plantar as farpas com firmeza e precisão ea multidão vai aplaudir isso.Novamente uma melodia curta significa o fim desse processo.

Agora é a vez do matador, que traduzido literalmente significa "matador". Usando sua capa o matador terá o touro acusá-lo.O objetivo é que, quando o touro faz o matador mantém uma rígida pose e guias do touro em torno de seu corpo. Matadores qualificados irá fazê-lo de uma forma que a capa não sai do chão.

Como os pneus touro, tanto através da perda de sangue e esforço, a banda toca novamente eo matador vai para seu assistente para a espada da morte. Sob a acusação particular, este será orientado sobre os chifres, por meio das omoplatas e diretamente na aorta animais matando-o morto.Isso, entretanto, nem sempre acontece e pode ser necessário para os assistentes para concluir o touro ferido com uma agulha fina como adaga entre os olhos.

Após a morte do touro a multidão reage, dependendo de como eles julgam o espetáculo. Uma grande parte da torcida poderia ver o matador de sucesso sendo premiado com um dos três prêmios;

• Uma orelha
• Duas orelhas
• Ou o final de Duas orelhas e da cauda

O espetáculo vai continuar até que cada Matador (ou em caso de lesão, o seu substituto) matou o alocados dois touros. Se um matador ter alcançado quatro ouvidos, ele será içado acima os outros dois e sair pela puerta grande "porta grande". Assim termina a experiência tourada típica Madrid na Plaza de Toros.

Este é apenas um prolongado mal abate, que deve ser parado de existir.

Espanha - A Rapa das Bestas

Esta festa remonta ao século 15 e é realizada todos os anos na primeira semana de julho. É composto por um confronto entre o homem nobre ( ler , estúpido as pessoas bêbadosturistas) e cavalo. Na celebração, jovens de Sabucedo e arredores ( província de Pontevedra , região da Galiciacabeça) para as montanhas ao amanhecer. Seu objetivo é encontrar cavalos selvagens que vivem na área, trazê-los de volta à aldeia e cortar suas crinas. Quando a noite cai, todos eles se reúnem para desfrutar de música, comida e vinho.

Cada ano, o Rapa das bestas festival em Sabucedo atrai mais visitantes e mais em conta a natureza, espetacular nobre desta batalha entre o homem ea besta. Os jovens dividem-se em grupos e de cabeça para as montanhas em busca de cavalos. Quando encontrá-los, eles cercam e conduzi-los de volta à aldeia. Finalmente, levá-los todos juntos e começar a cortar suas crinas. Para isso, dois "aloitadores" (os jovens que fazem o corte) colocar-se à cabeça do animal, e mais uma na cauda.Primeiro, um desses na cabeça tenta montar o cavalo, enquanto a pessoa por trás tenta desequilíbrio dele. Então, o segundo "aloitador" na cabeça tenta fazer o mesmo, obrigando o primeiro a sair. Estas são as manobras complicadas usado para cortar o cabelo do animal em uma luta corpo-a-corpo real.

Este é um mal e totalmente desnecessária " festa " , onde os cavalos estão com medo angustiado .éguas grávidas , cavalos jovens e potros devem compartilhar a mesma lotada espaço como viruentgaranhões . garanhões luta o tempo todo  cavalos , especialmente os jovens e os potros é pisada e feridos . No meio dessa confusão , as pessoas são brutalmente forçando cavalos no chão , muitas vezes éguas prenhes ou potros.

A superstição do gato preto

O folclore em torno dos gatos pretos varia de cultura para cultura. Na Grã-Bretanha, os gatos pretos são um símbolo de boa sorte. O escocês acredita que a chegada de um gato preto estranho à casa significa prosperidade. Gatos pretos também são boa sorte em Japan.Furthermore, acredita-se que uma senhora que possui um gato preto vai ter muitos pretendentes.No entanto, na história ocidental, os gatos pretos têm sido muitas vezes encarado como um símbolo de maus presságios, especificamente sendo suspeitos de serem os familiares das bruxas, e assim a maioria da Europa Ocidental e do Sul considera o gato preto como símbolo de má sorte, especialmente se um cruza o caminho de uma pessoa, que se acredita ser um presságio de desgraça e morte. Na Alemanha, alguns acreditam que os gatos pretos cruzando caminho de uma pessoa da direita para a esquerda, é um mau presságio. Mas da esquerda para a direita, o gato é concessão vezes favorável.

O mundo do jogo tem medo de gatos pretos: acredita-se que se, ao viajar a um casino, um gato preto atravessa estrada de um jogador ou o caminho, essa pessoa não deve ir para o casino, a maioria dos jogadores acredita que gatos pretos trazem má sorte.

O gato preto no folclore tem sido capaz de transformar-se em forma humana para agir como um espião ou mensageiro para bruxas ou demônios. Quando os peregrinos chegaram a Plymouth Rock, trouxeram com eles uma fé devota na Bíblia. Eles também trouxeram uma suspeita de qualquer coisa considerada aprofundamento do diabo. Inglaterra e os europeus, esses peregrinos eram um grupo profundamente suspeitas. Eles viam o gato preto como um companheiro ou um familiar para as bruxas. Quem for pego com um gato preto seria severamente punido ou mesmo mortos. Eles viam o gato preto como parte demônio e feitiçaria parte. Durante a Idade Média, estas superstições levaram as pessoas a matar gatos pretos. Isto teve como consequência não intencional de aumentar a população de ratos ea propagação da Peste Negra (peste bubônica) e outras doenças transportadas por roedores. Não há nenhuma evidência da Inglaterra regular de massacres em larga escala de "satânico" gatos, ou de queimá-los em fogueiras de verão, como às vezes ocorreu na Europa.
No entanto, os poderes sobrenaturais atribuídos a gatos pretos às vezes eram vistos de forma positiva, para os marinheiros exemplo, considerando que "gato do navio" um iria querer um preto porque iria trazer boa sorte. Às vezes, as esposas dos pescadores iria manter os gatos pretos em casa também, na esperança de que eles seriam capazes de usar sua influência para proteger seus maridos no mar (ver gato de navio). A visão de gatos pretos sendo criaturas favorável é atribuída especificamente à deusa egípcia Bast (ou Bastet), a deusa do gato. Lares egípcios acreditavam que poderiam ganhar o favor de Bastet, hospedando os gatos pretos em sua casa. Esta opinião foi realizada no início do século 17 pelo monarca Inglês Charles I. Após a morte de seu gato de estimação tesouro negro, ele diz-se que lamentou que a sorte tinha ido embora. Fiel à sua reivindicação, ele foi preso no dia seguinte e acusado de alta traição.

Piratas do século 19 acreditava que um gato preto traria diferentes tipos de sorte. Se um gato preto caminha para alguém, essa pessoa vai ter má sorte. Se um gato preto anda longe de alguém, essa pessoa terá boa sorte. Se um gato preto entra em um navio e depois sai-lo, o navio está fadado a afundar em sua próxima viagem.

Os gatos pretos foram encontrados para ter menor chance de aprovação, em Americana e também em abrigos Europen em comparação com outras cores (exceto marrom).

Leia também informações: Wikipedia

Síndrome de Black Dog

Síndrome de Black Dog é um fenômeno que é bem conhecido por trabalhadores de abrigos e organizações de resgate em toda a Europa. Cães negros são muito mais difíceis de encontrar lares para. Eles são os cães passado para encontrar casas e muitas vezes entre os primeiros a ser sacrificados, o tem que viver o resto de suas vidas em cativeiro em uma monótona apertado recinto.

Muitas pessoas que não estão envolvidos no resgate do cão têm dificuldade em acreditar que os cães negros são muito mais difíceis de lugar do que cães de outras cores. Algumas pessoas pensam que a Síndrome Black Dog não existe em tudo. Outros pensam que a única razão existem mais cães negros em abrigos de cães de outras cores é porque o preto é a cor dominante geneticamente para muitas raças.  

Há alguma validade a alegação de que há mais cães negros em abrigos porque há cães mais negra do mundo. No entanto, isso não explica por que é muito mais difícil de encontrar lares para os cães negros do que para os cães de outras cores do revestimento. Abrigos trabalhadores e voluntários de resgate pode rapidamente e facilmente dizer inúmeras histórias de cães maravilhosos que eram impossíveis de encontrar lares para por causa de nenhuma outra razão do que a cor de sua pelagem.

Não existem fatos concretos para ajudar a explicar a Síndrome Black Dog, mas a sua muitas teorias sobre por que os cães pretos são os últimos a ser adotada.
Superstição
No sul leste da Europa é uma antiga superstição e crençassobre vampiros cães pretos ,  de alguma forma estãorelacionados . A superstição comuns sobre gatos pretos tem um enorme impacto sobre a capacidade de um gato preto para obter adotado. Esta superstição impactos também para os cães negros. Uma teoria sobre por que os cães negros têm mais dificuldade em conseguir adotada é devido a superstições igualando cães pretos com a morte, a sorte mal ou ruim. Em qualquer caso, as superstições são apenas superstições.
  
A cor da pelagem cães não tem efeito sobre o temperamento cães e personalidade. Cães negros são tão brincalhão e amoroso e divertido como cães de outras cores. Aquando da adopção de seu melhor amigo ao lado, esteja ciente de que a Síndrome Black Dog é real e você pode ter uma tendência a ignorar os cães negros. Dê uma segunda olhada e fazer um esforço para ver todos os cães disponíveis. Faça a sua decisão com base unicamente no cão que vai ser o melhor ajuste para a sua família, independentemente da cor de sua pelagem.

O general europeu cidadão não tem conhecimento de como os cães pretos são condenados quando são levados a um quilo porque os cães negros, especialmente laboratórios preto ou mistura de laboratório, são sacrificados a uma taxa horripilante de muitos quilos e abrigos porque as pessoas passam-se para mais clara cães. Se você está pensando em adotar um cão, por favor não se esqueçam cães pretos porque são tão amoroso e maravilhoso como cães de cor mais clara!

Leia também informações: Wikipedia
Bulgária - Dog spinning (2011)
Espanha - Jogando Goat (2010)
Espanha - Bous um Mar la (2010)
Espanha - Pamplona Touro Running (2010)
Espanha - Entrada de Toros y Caballos de Segorbe (2010)
Neste TV relatório  você percebe quão grande é com espanhol tradições (festas) .Infelizmente, Espanha transmite estadebilitante mentais pensar sobre animaispara seus filhos também descuidadaturistas (2009).
O Rope Bull (2008)
Tourada
Espanha - A Rapa das Bestas (2011)
Por alguma estranha razão visto gatos pretos diferente de outros gatos É uma tolasuperstição que , em parte, ainda vive emnossos informado sociedade.
Casting para os gatos pretos, Los Angeles, 1961. O estúdio estava procurando gatos para a Roger Corman filme Tales of Terror.
Apenas superstição.
Um negro cão é muito bonito
assim como todos os cães .
Em algumas regiões da Roménia , pensa-se que o cão " endureceu "mental , se você queimar com ferro quente sobre a ponte nasal . A dor deve ser terrível e que o cãodeve também sofrer psicologicamente.



fonte:esdaw.eu

Um comentário:

  1. A gente tinha é que começar a ser CRUEL com alguns seres humanos para eles aprenderem que não pode-se subjulgar os outros seres vivos.

    ResponderExcluir

verdade na expressão