quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Elefantes de Bornéu agora classificados como espécies totalmente protegidas



Kota Kinabalu, Malásia - Aqueles que matam elefantes de Bornéu agora vai enfrentar uma pena de prisão obrigatória como parte dos esforços Sabah para atualizar a sua conservação do animal.
Estado Turismo, Cultura e Meio Ambiente ministro Datuk Masidi Manjun disse que o elefante foi classificada como uma espécie totalmente protegido pelas leis de sua vida selvagem.
"Isso significa que, tanto quanto os nossos elefantes estão em causa, se você matar, você ir para a cadeia", disse ele ao fechar uma conferência de vida selvagem aqui ontem.
A conferência foi organizada conjuntamente pelo Estado do Departamento de Vida Selvagem e do Conselho Malaysian Palm Oil.
De acordo com a classificação totalmente protegidas, os condenados de matar os animais será responsável por uma pena de prisão obrigatória de até cinco anos.
Anteriormente, os condenados por matar estes animais, que foram listados apenas como protegidas, estavam sujeitos a uma multa de até RM30, 000 (S $ 12339) ou três anos em default ou em ambos.
Masidi disse que o Estado também foi de finalizar o seu projecto de um pedido ao Governo Federal para alterar a Lei da Pesca para proibir a caça de tubarões nas águas da Malásia.
"Esperamos que com tais mudanças, não veremos a venda de barbatana de tubarão neste país em breve", acrescentou.
Em preocupações de que o setor agrícola do Estado foi impactando o meio ambiente, Masidi disse: "Sabemos que somos abençoados com uma abundância de recursos naturais e estamos determinados a protegê-los.
"Mas Sabah, também, tem suas peculiaridades e entre estes é que somos dependentes da agricultura para erradicar a pobreza.
"Assim, você pode nos criticar, mas consulte o nosso lado da história, também."
Enquanto isso, Sabah Wildlife Department diretor Laurentius Ambu disseram entre o consenso alcançado na conferência, que teve a participação de ambientalistas e representantes da indústria do petróleo de palma, era a necessidade de empurrar tolerância zero para matar animais selvagens.
"Se as empresas seria deixar claro para seus funcionários que eles seriam demitidos se eles foram encontrados para estar matando vida selvagem de forma ilegal, isso poderia ser uma ferramenta altamente eficaz", disse Laurentius, acrescentando que essa abordagem deve ser tomado por espécies protegidas.
Ele disse que os participantes também destacaram a necessidade para a manutenção de corredores de floresta em plantações.
"Se tais corredores já não existem, estas devem ser re-estabelecida sempre que possível. É, no entanto, reconheceu que a criação do corredor é caro e desafiador, e precisa ser feito em conjunto com outras ferramentas de gestão", acrescentou.
asiaone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão