segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estudos mostram caridade no mundo animal


Casos de adoção de órfãos e colaboração para pegar alimentos demonstra altruísmo, afirmam pesquisas

por Redação Galileu
Quando Victor era ainda uma criança, sua mãe morreu, vítima de antraz. Foi aí que Fred apareceu. Ele o levou para casa toda noite, o alimentou, o carregou nas costas. Essa, que seria uma comovente história de altruísmo entre um homem e um bebê, é, na verdade, a trajetória seguida por dois chimpanzés — e por isso, talvez, ainda mais admirável. Um estudo recentemente publicado na Revista Science sugere que animais sejam muito mais caridosos do que se imagina.
 
Tobias Deschner
Victor e Fred, seu pai adotivo, no Taï National Park na Costa do Marfim
Pesquisadores já encontraram atitudes de ajuda coletiva em várias espécies, como formigas, saguis e até ratos. E, recentemente, pesquisas mais sofisticadas começaram a encontrar esse tipo de comportamento em chimpanzés, em laboratório. Em um desses experimentos, por exemplo, estudiosos do Instituto de Antropologia Revolucionária de Leipzig, na Alemanha, colocaram um chimpanzé em um quarto com a visão de suculentos pedaços de comida trancados dentro de um armário. A um segundo chimpanzé era dada, então, a oportunidade de liberar a comida, porém, sem usufruir dela. Em aproximadamente 80% das vezes eles tomaram a decisão mais caridosa e liberaram o alimento para o outro chimpanzé.

Animais de laboratório, contudo, são influenciados pelo comportamento humano e não necessariamente agem da mesma maneira que agiriam em seu hábitat natural. Por isso o primatologista Christophe Boesch passou a investigar o comportamento dos chimpanzés na selva — e o fez durante 27 anos. No decorrer do estudo, Boesch e sua equipe identificaram entre chimpanzés 18 casos de adoções de órfãos de mãe. Como “adoção” os pesquisadores definiram a prestação de cuidados geralmente maternos por, no mínimo, dois meses — como dividir comida ou esperar que o mais novo o alcance nas caminhadas.

Um dado curioso é que dez em cada 18 adoções eram feitas por machos, que normalmente têm pouco a ver com a criação da prole. E somente em um destes casos, a adoção havia sido feita pelo próprio pai do filhote. 
Editora Globo

Especialistas, porém, não estão preparados para admitir que o comportamento seja de fato altruísta em sua definição completa, ou seja, fazer o bem sem esperar nada em troca. A antropóloga Joan Silk, da Universidade da Califórnia, admite que existe a possibilidade de que os chimpanzés buscassem algum tipo de compensação mais tarde, como ajuda em caso de conflitos. E o psicólogo Derek Penn, da Universidade de Louisiana, diz que 18 adoções em 27 anos de observações não é um sinal de que o altruísmo seja assim tão forte no mundo animal.

E você, acredita que os animais sejam de fato caridosos? Comente abaixo.
fonte revistagalileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão