sábado, 21 de janeiro de 2012

Gato encontrado em lata de piche morre vítima de intoxicação grave

Por Rômulo Maia
Foto: Reprodução/Apipa

O gato resgatado há dois dias do interior de uma lata morreu na noite de quinta-feira (20). Gravemente intoxicado pelo piche contido no recipiente, o animal não respondeu ao tratamento a que foi submetido.

O veterinário Gustavo Mello, da clínica Criar, explica que o gato Vitório sofreu lesões hepática e renal causadas pelo piche. O produto foi absorvido através da pele e pelas vias respiratórias, levando o animal a um quadro de intoxicação grave.

“Submetemos ele a uma fluidoterapia para tentar fazer com que os rins voltassem a funcionar normalmente. Também fizemos o tratamento hepático. No primeiro dia o Vitório reagiu bem, mas depois o quadro se agravou e ele não resistiu”, explica o veterinário. 

Ao ser retirado da lata, Vitório estava coberto por piche asfáltico. Segundo Gustavo Mello, foi impossível retirar todo o material. Parte do produto solidificou no corpo. “Isso prejudicou a evolução do tratamento”, diz. Debilitado, o gato não conseguia sequer comer. Os veterinários ministravam alimentos e medicamentos através de sondas. 

Ao comunicar o óbito do animal, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) declarou: “É com muito pesar que informamos que o Vitório não resistiu à crueldade dos seres humanos.”

Relembre o caso

O gato Vitório foi encontrado preso em uma lata nas dependências de um campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina. Ao perceber o animal no interior do recipiente, professora Daniela Ramos acionou o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate. 


Protesto


Diariamente, a Apipa recebe denúncias de maus tratos contra animais. Para Isabel Moura, representante da entidade, isso é um reflexo da crueldade do ser humano e das leis pouco eficazes. “Como há impunidade, as pessoas não se sentem inibidas”, avalia.

A associação defende a criação de uma legislação mais rígida, que puna de verdade os agressores. “Nunca tive notícias de alguém foi preso por arrastar um cachorro, por esfaquear um cavalo... Precisamos de leis menos brandas”, afirma Isabel Moura.

Pensando nisso, a Apipa realizará no próximo domingo (22) uma passeata em Teresina. A ideia é chamar atenção para a impunidade nos casos de maus tratos e crueldade contra animais domésticos e silvestres, exigindo mais rigor nas punições aplicadas. A concentração do evento será na Ponte Estaiada, a partir das 16h.
.portalaz.

2 comentários:

  1. Lamentável e estúpida a morte desse filhote de gatinho encontrado na lata de piche no Piauí.
    Toda morte é triste mas a desse gatinho foi lenta, torturante e agonizante.
    De todos os atos cruéis esse, a meu ver, foi o ápice da barbárie cometido contra um pobre animal doméstico.
    Que se apure com rigor para encontrar indícios dos autores desse bárbaro crime e que se faça justiça.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável e estúpida a morte desse filhote de gatinho encontrado na lata de piche no Piauí.
    Toda morte é triste mas a desse gatinho foi lenta, torturante e agonizante.
    De todos os atos cruéis esse, a meu ver, foi o ápice da barbárie cometido contra um pobre animal doméstico.
    Que se apure com rigor para encontrar indícios dos autores desse bárbaro crime e que se faça justiça.

    ResponderExcluir

verdade na expressão