terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Greenpeace denuncia grupo nuclear Areva por suposta espionagem


O Greenpeace encaminhou uma denúncia nesta terça-feira para a Promotoria de Paris após tomar conhecimento de que o grupo nuclear francês Areva contratou uma empresa de espionagem suíça para investigar à organização ambientalista. "Ficamos sabendo desta informação através da imprensa e queremos que esclareçam tudo o que for possível sobre esta operação de espionagem", indicou Adelaide Colin, a porta-voz do Greenpeace na França.
Segundo o jornal francês Le Journal du Dimanche, que cita como fonte um documento confidencial, uma empresa de investigação teria proposto à empresa nuclear francesa Areva se infiltrar nas ONGs Greenpeace, Transparência Internacional e a americana Worldwatch. "Se provarem que a Areva, ou uma sociedade de inteligência econômica suíça (...), decidiu espionar o Greenpeace, seria um novo ataque intolerável aos princípios fundamentais de nossa democracia por parte de um setor da sociedade que se diz transparente", assinalou o Greenpeace.
A organização ambientalista lembrou que a justiça francesa recentemente condenou a elétrica EDF a pagar uma multa de 1,5 milhão de euros por um caso de espionagem informático contra a ONG em 2006. O tribunal sentenciou a EDF por "cumplicidade de pirateio informático" e "receptação de documentos confidenciais roubados do computador de Yannick Jadot" o então diretor de campanha do Greenpeace e atual porta-voz da candidata ecologista às eleições presidenciais francesas, Eva Joly.
A elétrica EDF encarregou esta operação à empresa Kargus Consultats, embora, segundo a própria EDF, essa firma de espionagem tenha ultrapassado os termos do contrato entre ambos os lados por causa de um "apoio operacional para a investigação estratégica de organizações ambientalistas, suas práticas e atividades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão