quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Macacos quebram cadeado e fogem de zoológico em Cascavel (PR)


LUIZ CARLOS DA CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CASCAVEL (PR)
Oito macacos-prego estouraram o cadeado da área onde eram mantidos no zoológico de Cascavel (a 498 km de Curitiba) e escaparam na madrugada de ontem (10). O zoo passou o dia todo fechado.
Os macacos, da mesma família, se espalharam pela área de 17,9 hectares do zoológico. "Eles ficam brincando com os cadeados durante a noite e conseguiram quebrar", disse a bióloga Vanilce Pereira de Oliveira.
"Não deixaram nem a prova", brinca, referindo-se ao cadeado.
Liza, mãe da maioria dos fujões, "se arrependeu" da fuga e retornou ao recinto horas depois. No início da tarde, o filhote Ceará foi recapturado pelos funcionários.
Outro macaco foi visto em uma garagem próxima ao local. Funcionários tentaram pegá-lo, mas o animal foi mais ágil e escapou.
Cerca de dez armadilhas foram espalhadas pelo zoo.
Segundo a direção, os animais estavam em uma área de manejo porque o recinto deles passa por manutenção.
Pessoas que tiverem contato com os animais não devem alimentá-los, segundo a bióloga, para que eles retornem logo ao cativeiro.
Ela diz que os macacos não representam risco para as pessoas, mas alerta para que não se aproximem. "Eles são animais silvestres. Se sentirem-se ameaçados podem ter uma reação inesperada."
Segundo a direção do zoo, a fuga é um caso isolado. "A gente adota todas as medidas de segurança. Não tem perigo de outros animais fugirem", afirma.
O zoológico deve reabrir hoje. A área dos macacos ficará isolada até que os seis animais restantes sejam encontrados. Segundo a direção, os fujões podem voltar espontaneamente em busca de comida.
uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão