quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Meio ambiente -O fim das sacolas plásticas Acordo entre supermercadistas e governo de São Paulo passa a valer e as sacolas descartáveis vão ser substituídas



Chega o dia dos supermercados de todo Estado, filiados a Associação Paulista de Supermercados (APAS), substituírem as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis. Desde 25 de janeiro, quarta-feira, entrou em vigor acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Apas e municípios para que todas as lojas associadas à entidade deixem de entregar sacolas descartáveis.  


















A adesão da APAS a campanha foi em 2008 e, nos últimos anos, o investimento foi na conscientização dos consumidores, que a partir de agora terão de levar suas sacolas reutilizáveis para as compras, ou caixas de papelão, ou carrinhos de feira.  
A associação já havia definido o tema da APAS 2008: “Sustentabilidade em nome do consumidor”, com a proposta de estimular o debate sobre como o setor de supermercados poderia contribuir de forma efetiva com a preservação ambiental, proposta que ganhava o mundo na pregação dos ambientalistas.  
O evento, realizado de 26 a 29 de maio de 2008, promoveu em seu congresso discussões com ênfase em casos reais de ações sustentáveis como gestão de resíduos, seleção de materiais, uso consciente de água e energia e neutralização de carbono.  

Ficou definida, constando em lei, que: “Sacola retornável seria aquela produzida em material durável e resistente, destinada à reutilização continuada. A biodegradável ou oxibiodegradável seria a sacola produzida com qualquer material que apresente degradação acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser desintegrada em até 18 meses. O resultado da decomposição do material usado na produção deste tipo de sacola deverá ser gás carbônico, água e biomassa, e não poderá gerar resíduos que apresentem qualquer risco de toxidade ou ameaça ao ambiente”.  
Em maio, durante APAS 2011, um termo de cooperação foi assinado entre o governo paulista e a APAS para a substituição de sacolas plásticas descartáveis à base de petróleo nos supermercados do Estado de São Paulo.  
Sacolas gigantes  
Quem passou pelo Largo de São Bento, no Centro de São Paulo, se deparou com uma sacola gigante, com mais de 4 metros, feita de material reciclável. A obra tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar o público sobre a importância do uso das sacolas reutilizáveis.  
Outras 11 sacolas gigantes foram instaladas em parques, avenidas e praças. As obras, que ficam expostas até 16 de fevereiro, são resultado de parceria entre a associação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Prefeitura de São Paulo. 
eptv


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão