sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Notícias de ações dos monstros: SP: agricultor mata dois cães e fere um terceiro a tiros

Um dos cães atingidos sobreviveu ao tiroteio. Foto: PM/Divulgação

CHICO SIQUEIRA
Direto de Araçatuba
A Polícia Militar de Itajobi, no interior de São Paulo, prendeu nesta terça-feira um agricultor que atirou contra seus três cães, matando dois e ferindo outro. Álvaro José Pasiani, de 33 anos, fez os disparos à queima roupa, na cabeça dos animais, com uma espingarda calibre 32. Ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e indiciado por crime de maus-tratos aos animais.
O caso aconteceu no sítio Água Limpa do Cervo, de propriedade de Pasini, no distrito rural de Nova Cardoso. "Os PMs receberam uma denúncia anônima informando que o dono do sítio teria matados seus cães", contou o soldado Messias José da Silva, da PM de Itajobi. Ao chegar na propriedade, os agentes encontraram os cães caídos debaixo de uma moita de bambu; dois deles, da raça pastor alemão, estavam mortos e um terceiro, pastor belga, ainda vivo.
"Ele (Pasiani) disse aos colegas que atenderam à ocorrência que tinha decidido matar os três animais porque eles estavam atacando o rebanho de carneiros e seus frangos", contou Messias. Segundo os PMs, Pasiani disse que os cães haviam comido quatro carneiros e 33 frangos, causando um grande prejuízo no sítio. No entanto, ao ser indiciado pelo delegado Waldir Baldo Neto, já na delegacia de Itajobi, o agricultor deu outra versão, segundo o escrivão Luís Antonio Boquichi. "Aqui na delegacia ele contou que os cães estavam muito doentes e por isso tinha decidido sacrificá-los", contou Boquichi.
Pasiani teve apreendida sua espingarda Rossi calibre 32 e foi preso em flagrante por posse ilegal de arma, crime previsto no artigo 12 da lei 10826/03. O agricultor pagou uma fiança de R$ 1.090,00 e foi liberado para responder em liberdade. "E também vai responder pelo crime de abuso de animais, de acorddo com o artigo 32 da lei 9605/98", contou o escrivão.
Contatado pela reportagem, o agricultor não quis dar entrevista. "Eu não tenho nada a declarar", afirmou.
Cão corre risco de morrer 
O pastor belga que sobreviveu foi encaminhado a uma clínica veterinária de Itajobi. Segundo a médica veterinária Andreia Ambrizzi, o cão levou um tiro próximo do ouvido direito e corre risco de morrer. "Ele teve as funções neurológicas afetadas e por isso não consegue caminhar direito".
Andreia disse ainda ser cedo para avaliar as condições do animal, mas já se sabe que dificilmente ele poderá passar por cirurgia para retirada do projétil, que ficou alojado na cabeça. "Ele está numa baia, conseguiu se virar e comer um pouco de ração e beber água. As próximas horas serão decisivas para sabermos a extensão do ferimento", completou.
A médica-veterinária afirmou que o animal está em bom estado de saúde, assim como estavam os outros que foram mortos, o que vai contra uma das versões apresentadas pelo agricultor. O soldado Humberto Felipe Reis, um dos PMs que atenderam a ocorrência, se apresentou para adotar o cão assim que o animal receber alta do tratamento na clínica veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão