segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Para corrigir um erro veterinário, gato é submetido a troca de sexo




Para economizar gastos, uma mulher de Campinas, interior de São Paulo, conduziu seu gatinho, de aproximadamente três anos, a um veterinário particular pouco experiente, que realizou uma cirurgia de castração no animal. O profissional, porém, cometeu um grave erro durante o procedimento, costurando o canal urinário do felino. Dias depois da cirurgia, a tutora do animal acionou a equipe da ONG ResGatinhos, por notar as pupilas dilatadas do gato. A reação do globo ocular era uma resposta do corpo dele a intensa dor que sentia por não conseguir urinar há semanas. A situação era emergencial e a tutora deveria ter procurado socorros anteriormente. Os ativistas da entidade conduziram o animal à uma clínica especializada, que constatou o erro cometido durante a cirurgia anterior e elaborou um plano de reparo. Os altos custos dos procedimentos afugentaram a tutora, que abandonou o gato na clínica, fazendo com que a ONG arcasse com todas as despesas futuras. 
Segundo a voluntária Marilena Cantizani, o veterinário conveniado à ONG medicou e passou sonda para aliviar a dor do gatinho, batizado de Horácio Corujito. "Suas pupilas estavam tão dilatadas que ele parecia o gatinho do Shrek ou uma corujinha", disse a ativista. A resposta definitiva sobre a real condição de saúde do animal veio com o exame de ultra-sonografia, que mostrou que algumas gotinhas de urina estavam sendo eliminadas pelo saco escrotal do felino, uma vez que o seu canal urinário havia sido costurado.
 
Para corrigir o grave erro cometido pelo outro veterinário, a clínica especializada conveniada à ResGatinhos teve que submeter o gato a uma segunda cirurgia. Dessa vez, para reparar os danos, foi necessário remover o pênis do animal e construir uma vagina, redefinindo o sexo dele. O procedimento, realizado em abril de 2011, foi um sucesso e "Corujinha" - como teve o nome readaptado - recuperou-se bem.
 
Sua única necessidade vital será alimentar-se de uma ração especial urinária, para evitar o entupimento do canal novamente. Além disso, é fundamental que Corujinha seja submetida a exames frequentes para atestar sua saúde, devido as complicações sofridas no passado.
 
Corujinha atualmente está em lar temporário, onde divide espaço com outra gatinha. "Eis o problema", informa Marilena. Segundo ela, a outra gata alimenta-se de ração normal, que Corujinha adora, mas não pode ingerir. "Ela consegue até abrir a tupperware para roubar a outra ração", disse. Por este motivo, Corujinha precisa ser encaminhada a um lar permanente com urgência, onde terá acesso apenas a ração especial recomendada. "Ela precisa de uma lar onde seja filha única ou onde divida o espaço com outro felino nas mesmas condições, que requeira cuidados semelhantes". Além disso, Marilena acrescenta que o animal é "doce, conversador e tem os olhos mais lindos do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão