domingo, 22 de janeiro de 2012

Passeata histórica em defesa dos animais reúne mais de 20 mil pessoas em São Paulo - 22 de janeiro de 2012 às 18:51 Por Lilian Regato Garrafa (da Redação)

22 de janeiro de 2012. Um dia histórico para a defesa dos direitos animais. Manifestações simultâneas em mais de 170 cidades brasileiras marcaram o domingo como um dia de luta pela punição contra crimes aos animais. Em São Paulo, o protesto reuniu mais de 20 mil pessoas.

Compareceram ativistas, integrantes de ONGs, protetores independentes, artistas, mas, principalmente, cidadãos comuns, que não pertencem a nenhum movimento e pela primeira vez foram às ruas emprestar sua voz e seu apoio aos animais que precisam ter seus direitos reconhecidos.

 

Com início às 10h, o protesto convocado por organizadores do movimento Crueldade Nunca Mais saiu do Masp em direção à  Rua da Consolação, tomando três faixas da Avenida Paulista. Em pouco tempo os acessos foram completamente bloqueados pelos manifestantes, que num ato pacífico pediam justiça, cadeia e leis rígidas que punam a violência que a cada dia é praticada contra animais em suas mais diversas formas e níveis de tortura.

As vozes das mais de 20 mil pessoas ecoaram e provocaram positivamente quem passava pela região. Muitos iam se juntando à passeata. Os motoristas dos carros apoiavam com buzinaço e os passageiros dos ônibus faziam gestos de apoio e aprovação.

Fotos Anda

sao paulo ]sao paulo1

saopaulo2

saopaulo5

saopaulo6

Trabalhadores de uma obra pararam e também pediram justiça empunhando cartazes. Foto: ANDA

Muitos artistas estiveram presentes. O ator Marcelo Médici, um grande ativista na proteção animal e um dos coordenadores da comissão Lei Lobo, compareceu para protestar contra a violência com os animais. A atriz Lúcia Veríssimo, vegana e ativista há mais de 20 anos, disse que “manifestações como esta nos dão a certeza de estarmos caminho certo. Pacificamente e com uma grande mobilização podemos chamar a atenção para uma causa de importância social imensa. Não podemos nos calar e nos omitir diante de crimes hediondos contra animais sem exigir que a justiça seja feita.”

Outros artistas como a apresentadora Luisa Mell e o o ator Nico Puig estiveram presentes. Nico, que tutela três cachorros, integra a campanha contra leishmaniose e fez questão de participar do movimento e mostrar seu entusiasmo pela defesa da vida.

A modelo, atriz e apresentadora Gianne Albertoni participou ativamente da manifestação e afirmou que as penas para quem comete crimes contra animais são muito brandas, e a principal motivação de participar de ações como esta é pedir uma lei, que é a Lei Lobo, para a qual é necessário arracadar assinaturas a fim de obter sua aprovação no legislativo e ter um resultado mais rápido possível.

A empresária e socialite Marina de Sabrit, que também emprestou sua voz neste dia, declarou que, quando se fala em amor aos animais, o sentido é o de respeito ao próximo. “Muitas pessoas interpretam amor aos animais como fanatismo, mas o que se deve entender é que é apenas uma questão de respeito. O mesmo respeito que se dá ao ser humano se deve dar aos animais e à natureza”.

Foto: ANDA

O protetor voluntário e ativista Luiz Scalea reiterou a necessidade de se mudar a penalidade prevista em lei para maus-tratos a animais. Para isso foi organizada tal manifestação simultânea em muitos estados e cidades do país a fim de sensibilizar a sociedade e pedir enrijecimento das leis que deveriam protegem os animais.

Roberta Ropperto, protetora há vinte anos e ativista, mostrou-se orgulhosa ao ver a mobilização e a quantidade de pessoas se manifestando. Afirmou que agora os casos de crueldade têm vindo à tona na mídia diariamente, mas como protetora ela acompanha isso há muito tempo, atuando em resgates diários. Por isso considera fundamental que todos adquiram essa consciência e continuem se mobilizando.

As irmãs gêmeas Mariana e Carolina Azevedo, de 16 anos, compareceram pela primeira vez a uma manifestação em defesa dos animais. Voluntárias de uma ONG que acolhe cães, elas resgataram 3 gatos e 1 cachorro em situação de abandono. Um de seus gatos foi recolhido com o fêmur fraturado e passou por cirurgia. Declararam que, apesar de ser o primeiro protesto de que participam, é necessário que haja mais manifestações como a de hoje.

Os representantes da Iniciativa das Religiões Unidas participaram do movimentos pelos animais. (Foto: ANDA)

Um pastor, um padre, um espiritualista, um hare-krishna e um rabino, juntos, representaram a Iniciativa das Religiões Unidas. O Reverendo Elias de Andrade Pinto destacou que, se não houver a paz também entre os animais, não haverá paz para o mundo, ressaltando que todos os líderes religiosos ali presentes são vegetarianos por questão de coerência. Afirmou haver debates para acelerar o processo de transparência e evolução de forma a evitar o uso e sofrimento de animais pelas religiões. Uma evolução planetária é o que está, segundo ele, em andamento.

Também participaram da ação em São Paulo personalidades como a ex-vereadora Soninha Francine, o deputado federal Ricardo Izar, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, e o deputado estadual Feliciano Filho.

O vídeo a seguir registra o encerramento do passeata, com concentração em frente ao Masp, momentos antes da dispersão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão