terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Peixoto recebe protetoras de animais e acena positivamente para implantar o “castramóvel” em Taubaté


Na manhã desta segunda-feira (16) o prefeito Roberto Peixoto recebeu em seu gabinete um grupo de protetoras de animais de Taubaté. O encontro teve como objetivo debater sugestões para ações voltadas ao bem estar dos animais da cidade.
Estiveram presentes ao encontro as protetoras Maria Guida, Sandra Vieira, Fabiana Maciel, Patricia Galvão, além da médica veterinária responsável pelo Centro de Zoonoses (CCZ) de Taubaté, Mylene Iemine.
Durante o encontro as protetoras agradeceram ao prefeito as ações que vem sendo desenvolvidos para os animais na cidade, principalmente a construção do novo Centro de Zoonoses, que hoje é modelo no estado de São Paulo, e o incentivo aos mutirões de castrações, feiras de adoção, campanha educativa nas escolas municipais, entre outras.
As protetoras também apresentaram ao prefeito sugestões de outras melhorias que podem ser implantadas pela administração municipal, entre elas algumas adaptações no CCZ, como a construção de solário no canil dos Pit Bulls e gradil para algumas áreas gramadas que poderão ser utilizadas para lazer dos filhotes. Após ouvir as explanações sobre essas melhorias, imediatamente o prefeito autorizou determinação à Secretaria de Obras para que sejam realizadas todas as solicitações.
Segundas as protetoras, um das ações mais importantes para combater o problema de animais abandonados nas ruas da cidade é a massificação das castrações dos animais, principalmente nos bairros mais carentes, onde a população não tem condições financeiras de arcar com os custos da cirurgia. Elas apresentaram ao prefeito projetos desenvolvidos em outras cidades, como Curitiba e São Bernardo do Campo, onde foi implantado o “castramóvel”, um veículo adaptado para realização do procedimento de castração, que circula nos bairros da cidade. O prefeito acenou positivamente para implantar o projeto em Taubaté e solicitou a Dra Mylene que providenciasse o andamento necessário para a concretização do “Castramóvel” na cidade. Além de realizar castrações nos bairros mais carentes, o veículo também oferecerá atendimento veterinário gratuito aos animais dos munícipes de menor poder aquisitivo.
Peixoto enfatizou que incentivar e facilitar a castração de animais visa não somente proporcionar o bem estar dos mesmos, mas tem um papel importantíssimo na questão da saúde pública.
Outras ações que o prefeito anunciou as protetoras foi a aquisição de um novo veículo para o CCZ atender às solicitações da população e realizar o resgate de animais e a compra de equipamento para instalação no espaço destinado ao banho e tosa da Zoonoses, como Secador e tosador.
Segundo o prefeito, o encontro possibilitou troca de idéias entre a Prefeitura e os protetores de animais. “É a primeira vez que realizo um encontro com os protetores dos animais para abrir o debate. Com isso, pudemos saber quais são as suas expectativas em relação ao poder público”, afirmou Peixoto.
diariotaubate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão