quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro - Vizinhos ameaçam invadir casa de idosa acusada de assassinar cachorros no Rio



Os moradores da estrada do Mapuá, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, estão revoltados com uma suposta chacina de cãescometida desde a noite desta segunda-feira (16) por uma mulher identificada como Sara Maciel, 71.
Segundo relatos de ativistas que estão no local, a idosa é esquizofrênica e, após matar seus animais com golpes na cabeça, os coloca em sacos plásticos na calçada. A Polícia Civil está investigando o caso.
Pelo menos seis cães foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira (17) — todos com a cabeça ferida e sem nenhum dente. Outros dez cachorros, incluindo filhotes, permanecem no local. Os populares mais exaltados ameaçam invadir a residência, de acordo com Priscila Constant, que atua de forma independente em defesa dos animais.
“Eles estão na porta dela e alguns querem invadir. Eu estou tentando convencê-los de que isso é errado”, disse ela, que teme que a proprietária da casa seja alvo de linchamento.
Além da preocupação quanto aos cães, os vizinhos reclamam do mau cheiro exalado pelos cadáveres e cobram das autoridades competentes uma iniciativa para solucionar o problema. Segundo eles, a cachina de cães já vem ocorrendo há algum tempo.
Idosa utiliza discurso de cunho religioso para justificar a matança dos cães (Foto: Jessika Lapas/Divulgação)
“Eu a vi ensacando pessoalmente os animais e despejando na calçada. Na semana passada apareceram pelo menos quatro. Essa mulher pode até ser doente, mas isso não se faz, ela deve ter muito ódio no coração”, afirmou a aposentada Gislaine Gomide, 52, que não soube precisar há quanto tempo cães mortos são encontrados na localidade.
Na noite desta segunda-feira (16), uma equipe da Polícia Civil visitou o local para realizar uma perícia prévia, porém Sara Maciel não autorizou a entrada dos agentes.
Segundo informações da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), responsável pela ocorrência, a irmã da acusada já prestou depoimento, porém o conteúdo não pôde ser divulgado. A polícia afirma apenas que a idosa utiliza um discurso de cunho religioso para justificar a morte dos cães.
Questionada pelos defensores dos animais, a tutora dos cães teria dito que eles morreram de cinomose canina — doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo ocular e nasal.
Sara Maciel já foi intimada para comparecer ao distrito policial a fim de prestar depoimento, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (18), às 11h. Uma nova tentativa de periciar a residência pode ser feita em breve.
De acordo com os ativistas que continuam mobilizados na estrada do Mapuá, nenhum representante da Polícia Civil compareceu ao local até a conclusão do texto desta reportagem.
Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão