sábado, 21 de janeiro de 2012

Toda forma de violência deve ser combatida, diz Heloisa Helena



Vereadora Heloísa Helena (Psol) (Foto: Reprodução/ Primeira Edição)
“Além da luta que muitos travam para inibir a violência contra os animais, a maior luta é pela alteração da legislação já existente”, disse a vereadora Heloísa Helena, defensora declarada dos direitos animais e uma das idealizadoras da audiência pública contra a crueldade aos animais que será realizada amanhã (20), às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, em Maceió.
No dia 22 de janeiro (domingo) entidades de todo o país que defendem os direitos dos animais realizarão uma mobilização nacional pedindo o fim da crueldade animal, mas, em Alagoas, os defensores da causa decidiram realizar uma ampla discussão com entidades e instituições ligadas a causa para buscar soluções para o principal problema enfrentada em casos de violência contra os animais, as leis brandas.
Heloisa Helena é declaradamente uma denfesora dos direitos dos animais. "O destino dos animais é muito mais importante pra mim do que o medo de parecer ridículo!" (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução Twitter)
“A maior luta, realmente, dessa causa é a alteração da legislação já existente. Precisamos de leis mais severas, pois quem é capaz de espancar e matar um animal indefeso é capaz de fazer o mesmo com uma pessoa, um ser humano”, disse a vereadora Heloísa Helena.
De acordo com a vereadora, já existem projetos de modificações para as punições em casos de maus-tratos contra animais, uma, inclusive, que tramita na Câmara dos Deputados desde 1998 e ainda não foi a votação. E um dos principais objetivos dessa reunião é colocar o projeto em foco e finalmente realizar a votação do mesmo.
“Eu sei que existem muitas formas de violência, existem muitos casos de violência contra crianças, idosos, pessoas em geral, mas essa [maus-tratos animais] também é uma forma de agressão e toda a forma de violência deve ser combativa. Não podemos aceitar a ridicularização desse debate”, afirmou a vereadora. “Já existe um projeto na Câmara sobre essa questão. Um projeto que tramita desde 1998. Nós íamos entrar com outros projetos, mas há muitos obstáculos para isso, então preferimos lutar para garantir esse que já está lá”, finalizou a vereadora.
De acordo com Heloisa, a previsão é que o projeto seja votado neste primeiro semestre, mas como estamos em ano eleitoral, mais uma vez o projeto pode ser adiado e se isso acontece a vereadora já garantiu que tem um ‘plano B’.
Cristiane Leite, presidente do NEAFA, uma das idealizadoras da audiência pública (Foto: Divulgação)
“Estamos em ano eleitoral e sabe como as coisas são, por compromissos eleitoreiros muitos parlamentares falta com suas obrigações e muitas seções são canceladas”, alfinetou a vereadora. “Se isso acontecer, já falei com o senador Pedro Simon [PMDB/RS] e vamos realizar o processo ao contrário, pulando etapas. Não é o adequado, mas algo tem que ser feito imediatamente. Esse projeto já é de 1998, não podemos adiar mais”, finalizou.
Todos que se interessem pela causa podem participar da audiência pública. E é a importante o engajamento da população, agressores e políticos vejam que tem gente que se importa e que a causa é séria.
“É muito interessante que haja uma mobilização por parte dos defensores dos animais, inclusive, pelo caráter público da audiência. Qualquer um poderá utilizar a tribuna para reivindicar melhoria. Toda sociedade necessita reagir a tantas barbaridades cometidas contra os animais e este será o momento”, disse a presidente do NEAFA, Cristiane Leite, ao convidar a população para participar da reunião.
Durante a reunião serão distribuídos materiais explicativos e a transmissão do canal legislativo vai favorecer a divulgação nas escolas. A organização do evento espera a participação da Secretaria de Educação para que esta apóie um projeto de acompanhamento nas instituições de ensino do Estado.
“A gente preparou um material, esperamos que a Secretaria de Educação comparece, pois entregaremos uma material para ser distribuído nas escolas”, disse Heloisa Helena. “No Brasil, constantemente, vem sendo divulgados casos de crueldade extrema contra animais na presença de crianças, desrespeitando não somente a legislação, mas também promovendo a agressividade nesses seres ainda em formação”, explicou.
Ainda de acordo com a vereadora, a escolha do dia 20 foi estratégica, já que a mobilização nacional acontece no domingo (22). “Foi para possibilitar a transmissão da TV”, dessa forma a debate ganha a importância devida.
“A gente espera que todos se engajem e apóiem essa luta”, finalizou a vereadora Heloisa Helena.
A audiência pública contra a crueldade animal é um iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), da vereadora Heloisa Helena e do deputado Judson Cabral, e do radialista Moreira da Silva. Além desses, já confirmaram apoio e presença várias entidades e instituições como, a OAB de Alagoas, que será representado pela Dra. Adriana Alves, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Dr. Eriberto Teixeira, a representante da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, Dra. Margarete Michelette, o representante do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, Prof. Carlos Eduardo, e as Instituições de ensino superiores, UFAL e Cesmac, através dos professores Pierre e Juliano de veterinária, respectivamente.
Os dois casos recentes tiveram comoção nacional. Cão Lobo morreu depois de ser arrastado amarrado ao carro do tutor, que até o momento só foi condenado a pagar multa; e o yorkshire espancado e assassinado pela tutora, uma enfermeira fechar (Foto: EPTV/Reprodução/ Arte)
(Foto: Divulgação)
Mobilização Nacional ‘Crueldade Nunca Mais’
Além da audiência pública que será realiza na sexta-feira (20), Maceió irá receber manifestação nacional ‘Crueldade Nunca Mais’.
O Movimento Nacional foi lançado por entidades não governamentais protetoras dos direitos dos animais e, no próximo dia 22 de janeiro, o Movimento pretende juntar milhares de pessoas reivindicando os direitos animais em um movimento simultâneo em diversas cidades brasileiras.
Com o intuito de mostrar que ‘chega’ desse tipo de violência, Maceió se juntou as outras ONGS protetoras dos direitos animais e entrou na Mobilização ‘Crueldade Nunca Mais’, através do Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM), e em Maceió, será realizada na orla da Ponta Verde.
De acordo com Luceli Mergulhão, voluntária do GVAM e organizadora da manifestação em Maceió, a concentração está prevista para a praça em frente ao Alagoinhas [Alagoas Iate Clube], com previsão de saída às 10 horas.
“Só estamos com o ponto de concentração marcado, que é no Alagoinhas [Ponta Verde], daí por diante vamos caminhar, sem rumo e direção”, afirmou Luceli. “A Manifestação é pacífica, só queremos mostrar que tem gente que se importa, se preocupa e quer dar fim a isso”, disse. “Em São Paulo a previsão é junta mais de 2 mil pessoas, aqui a pretensão não é tão grande. Não sabemos nem se o pessoal vai dar importância, mas queremos contar com o apoio de todos e mostrar que queremos soluções para o problema, pois pior que está, não fica”, finalizou Luceli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão