domingo, 1 de janeiro de 2012

Tutora reencontra cão perdido há 5 anos através da ANDA


Por Débora Cissoto (da Redação)
Alguns fatos acontecem para provar que milagres existem. Ainda que, para alcançá-lo,  se passe por momentos muito difíceis. Na semana do Natal, a ANDA ajudou mais uma vez a transformar uma história triste em um emocionante milagre.

Toddynho, como é carinhosamente chamado pelas tutoras, está se recuperando numa clínica veterinária. Foto: divulgação
Toddy, um cão da raça cocker spaniel, de 15 anos de idade, estava desaparecido de sua casa, no bairro da Vila Maria em São Paulo, há quase cinco anos. Depois de muito sofrer, o cãozinho foi encontrado e resgatado nas ruas da cidade de Embu pela protetora Elizabeth Sarran, bem longe de sua casa.
O cão já é idoso e está com problemas graves de saúde, mas isso não o impediu de reconhecer sua tutora no reencontro.
História
Toddy foi criado por Renata e sua irmã, Roberta, desde os três meses de idade. O cão foi doado por uma amiga da mãe das tutoras, que havia falecido. Ele trouxe uma nova energia para a família e, aos poucos, foi conquistando um espaço importante dentro do lar, com seu jeito amoroso e brincalhão.
Em 2007, Renata recebeu uma ligação inesperada de seu pai, dizendo que o cão havia sumido. Foi procurado no bairro e não o encontraram. Não se sabe se foi uma fuga, já que o portão era baixo, ou se ele foi levado por uma pessoa de má índole, devido à sua evidente beleza.
Renata e Roberta se viram desesperadas e desoladas. O companheiro fiel, que havia trazido inúmeros momentos de felicidade, principalmente nas ocasiões em que a família se encontrava vulnerável, havia desaparecido. Isso fez com que as irmãs não conseguissem mais dormir direito, pensando sempre sobre como o Toddy estaria. ” A gente ficava imaginando se ele sentia frio, se estava comendo ou sofrendo maus-tratos, e como viveria na rua ou em um lugar diferente após tantos anos convivendo com a nossa família”, desabafou Renata Sprega.
Após o desaparecimento, não tiveram mais notícias do Toddy, até que Renata, que já curtia a fan page da ANDA no Facebook , viu o link da matéria que tornaria o  Natal de 2011 inesquecível.
“A reportagem informava sobre um cocker idoso abandonado em estado crítico na região de Embu. Ao ver a foto divulgada na matéria, eu soube que aquele era o meu Toddy”, disse ainda emocionada, Renata.
Ela diz que o reconheceu pois ele é diferente, que suas características são inconfundíveis, como a sua pelagem brilhante e a franja lisa. “Eu tive ainda mais certeza quando notei que ele ainda estava com a coleira que usava quando fugiu”, completou.
Toddy recebe agora todo o carinho de suas tutoras. Foto: divulgação
Dominada pela ansiedade, Renata entrou em contato com sua irmã Roberta, pedindo para que olhasse a matéria no site. Após as duas terem reconhecido por foto, elas começaram a buscar mais informações sobre o paradeiro do cão. Renata, com muitas esperanças, espalhou notícias pelas redes sociais, comentou no site da ANDA e, graças a essa divulgação, ela conseguiu contato com pessoas que a auxiliaram na busca de seu cãozinho. Ela trocou e-mails com a protetora Elisabete Sarran, que informou onde o animal estava internado e sobre seu estado de saúde.
No dia seguinte, Renata foi até a clínica para onde o animal havia sido encaminhado e, ao chegar, seu nervosismo se transformou em alegria quando ela constatou que aquele cão de pêlo bonito da foto era de fato o seu Toddy.
O reencontro foi cheio de emoção. Renata chorou muito, passou mal e teve que ser amparada. O cãozinho a reconheceu e, mesmo muito debilitado e frágil, ele abanou o rabo e deitou a cabeça no peito dela, como se estivesse aliviado e em paz ao rever sua tutora.
O cãozinho já foi apresentado a Maria Clara, sobrinha da Renata Sprega. Foto: divulgação
Toddy continua internado na clínica veterinária devido ao seu delicado estado de saúde. Por causa do tempo que passou sem cuidados, está fraco e desidratado, precisando tomar soro o dia todo. Foram realizados exames de sangue e  constatado que ele tem uma grave anemia que seria consequência de problemas renais crônicos desenvolvidos devido à idade. Ele ainda sofre com dois tumores na pata dianteira, sendo que um deles está próximo do corpo. Porém, isso não o impede de expressar sua felicidade diante das tutoras. O veterinário responsável afirmou que é preciso esperar o quadro clínico dele se estabilizar para obter mais informações sobre esses tumores.
Para a felicidade  de Renata e Roberta, o cão vem apresentando melhora diariamente, já está comendo, e pode voltar temporariamente para a casa das irmãs, no sábado. Toddy poderá agora contar com o carinho, amor, dedicação e atenção de suas tutoras, 24 horas por dia.
Nota da Redação: A redação da ANDA fica extremamente feliz com histórias como essa. É pelo Toddy e todos os animais que trabalhamos diariamente. Muitos animais são encontrados após divulgação no nosso site, e esses finais felizes nos dão força e energia para continuarmos trabalhando. Desejamos que o Toddy se recupere logo e que curta ainda bons anos com sua família.O cãozinho já foi apresentado a Maria Clara, sobrinha da Renata Sprega. Foto: divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão