quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Animais silvestres refugiam-se cada vez mais em cidades da região de Sorocaba (S

Os sem teto, perderam seu habitat.


Lagartos invadem empresa de Sorocaba, SP (Foto: Viviane Gonçalves / G1)
As visitas inesperadas dos animais silvestres em áreas urbanas estão cada vez mais frequentes na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Lagartos, cobras, onças, tamanduás. São diversos animais que surgem em ruas e quintais de casas.
Segundo o capitão da Polícia Ambiental, Marcos Aurélio Venâncio, a urbanização tem levado os animais em áreas menos adequadas à sua sobrevivência, o que também coloca em risco a vida deles, já que muitas vezes acabam por serem mortos ou feridos.
Outro motivo que ajuda a aumentar esta estatística é o tráfico de animais, onde as pessoas adquirem o animal e pouco tempo depois os abandonam. O problema é que ficam acostumados ao cativeiro e alimentação fornecida pelo ser humano e sem isso, acabam por buscar recursos de subsistência.
Ainda de acordo com a polícia, a soma destas ocupações ainda é difícil de calcular, mas o de apreensões, só em 2011, chega 1.291 em toda região de Sorocaba. Neste ano, foram197 casos. “Os números são alarmantes tendo em vista os riscos que os animais e as pessoas estão correndo”, diz o capitão.
A polícia ainda orienta como agir quando se deparar com algum animal. “A melhor coisa a fazer é imediatamente acionar a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Animais e até mesmo o Corpo de Bombeiros mais próximo”, explica. “E nunca colocar a mão no animal, pois, quando acuado, ele age por instinto e mesmo não sendo um animal venenoso pode machucar”, finaliza.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão