quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Após denúncias, chimpanzés de zoo de Israel são transferidas para o PR

 

 

chimpanzes_

Judy e Gena vão passar por um período de quarentena e depois serão integradas com dois machos, um deles é pai de Judy (Foto: Reuters)

O Instituto Conservacionista Anami, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu duas habitantes estrangeiras na última semana. As chimpanzés Judy,  de 20 anos, e Gena, de 10, foram transferidas de um zoológico particular em Israel, no Oriente Médio, após denúncias de maus-tratos. “Elas viviam em jaulas muito apertadas e o lugar já não tinha mais recursos para mantê-las”, conta o administrador do instituto, José Tadeu Grassi.

As grandes primatas chegaram até o Paraná através do Grupo de Apoio aos Primatas (Gap), em São Paulo, que optou por transferí-las para o Instituto Anami, também conhecido como santuário (lugar que busca a proteção desse tipo de animal).

“Há alguns anos nós tínhamos recebido a denúncia de um santuário de Israel sobre esse mesmo zoológico, onde diziam que quatro chimpanzés estavam em situação precária. Em 2010, nós conseguimos trazer dois deles, o Omega e o Misdrah, que também foram encaminhados para o Instituto Anami”, conta a presidente do Gap no Brasil, Selma Mandruca.

Ainda de acordo com Selma, Judy e Gena só conseguiram ser transferidas agora após muita insistência. “Os responsáveis pelo zoológico de Israel alegavam que elas chamavam muito a atenção do público, e por isso não queriam que elas viessem. Eles só mudaram de ideia depois de receberem um casal de primatas babuínos. Como não tinham espaço para abrigá-los, eles acabaram concordando com a transferência de Judy e Gena”, explicou Mandruca.

A dupla vai passar por um período de quarentena para, depois, ser integrada com os outros dois machos que foram transferidos em 2010. Um deles é pai de Judy.

“Foi uma vitória. Fico feliz em saber que as pessoas estão começando a perceber que o zoológico tem que ser muito mais do que uma simples exposição de bichos”, acrescenta Selma.

O Instituto Conservacionista Anami foi fundado há 35 anos pelo casal de aposentados europeus Milan e Anita Starostik. Atualmente, abriga 25 chimpanzés e 200 aves.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão